Saúde

A armadilha do acúmulo pode impedir a prosperidade

Vivendo em uma sociedade extremamente consumista, é fácil cair na armadilha de adquirir cada vez mais objetos. Com o passar do tempo, esses itens acabam se acumulando em gavetas, maleiros e armários, ocupando espaço. Portanto, uma ótima oportunidade de lidar com essa situação é aproveitar o inverno para separar roupas e casacos que não são mais usados. Além de ajudar aqueles que necessitam de acolhimento, essa ação também pode atrair prosperidade.

No entanto, o que pode parecer apenas uma questão de desorganização e bagunça vai além disso. De acordo com William Sanches, terapeuta, escritor e especialista em comportamento humano e programação neurolinguística, ter uma grande quantidade de itens parados em casa pode, de fato, prejudicar a prosperidade de uma pessoa ou família. Ele relata: “Muitos lares ficam bloqueados por causa dessa energia estagnada, e todo esse espaço desordenado e cheio de coisas inúteis atrasa o potencial de crescimento de cada um de nós”.

No mês de junho, próximo ao inverno, William ressalta a importância de doar blusas e roupas. “Muitas vezes temos dezenas de peças que não usamos mais. Limpar e criar espaço para o novo é crucial para a prosperidade”, aconselha.

Sanches acredita que limpar esses espaços cheios de itens sem uso permite que a energia do ambiente circule e se renove. Ele pontua: “Quando temos uma caixa cheia de coisas que não usamos em nossa casa, por exemplo, o universo se recusa a nos enviar novos bens ou até mesmo novas vibrações. Isso ocorre porque a energia desse local está estagnada em relação à prosperidade”.

Usando situações emocionais como exemplo, o terapeuta demonstra como isso pode se relacionar com o fim de um relacionamento. Ele declara: “Quando terminamos um namoro e ainda continuamos pensando e falando sobre essa pessoa, significa que ainda há mágoas ou questões não resolvidas. Ao manter esses sentimentos, não permitimos que outra pessoa entre e ocupe esse espaço em nosso coração. Para permitir que alguém novo entre em nossas vidas, precisamos limpar os sentimentos antigos”.

Segundo o especialista em comportamento humano, basear-se na lei da atração é fundamental para atrair coisas novas e gratificantes. “No entanto, eventualmente, precisamos nos organizar e entender o que não vamos mais usar. Separe todos os itens que não foram utilizados por mais de um ano e coloque-os em uma caixa para doação a um conhecido ou instituição que possa dar um uso mais apropriado a essas coisas. Outras pessoas se beneficiarão daquilo que não usamos, perpetuando o ciclo de vida desses bens”, revela.

William também destaca a necessidade de nos desapegarmos do que temos para buscar coisas ainda maiores. “Para enriquecer, prosperar e, efetivamente, ir para frente, é preciso se desprender do que temos atualmente. Muitos se recusam a saírem de suas casas ou trocarem seus carros por existir uma comodidade. No entanto, para alçar voos mais altos, é preciso que exista um desapego desses bens que nos prendem a anos devido ao sentimento de conforto que oferecem. Isso deve ser feito, também, no quesito emocional, removendo mágoas e ressentimentos do passado para permitir o desenvolvimento de novas conexões”, finaliza.

William Sanches é terapeuta transpessoal é pós-graduado em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS. Também cursou Letras, Pedagogia e é pós-graduado em Literaturas, Educação, Psicologia Positiva, Hipnose Clínica e Programação Neurolinguística.

Botão Voltar ao topo