Na última quinta-feira (23), a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) realizou o seu tradicional Café da Manhã, que contou com a presença ilustre de Daniel Zohar Zonshine, embaixador de Israel no Brasil. O evento teve como objetivo estreitar os laços entre a comunidade judaica gaúcha e o Estado de Israel, além de discutir temas relevantes para ambos os países.
Um dos assuntos abordados foi o crescimento do antissemitismo no Brasil e a visão de Israel diante deste cenário. O embaixador Zonshine pediu “zero tolerância” com o racismo e o discurso de ódio, lembrando o caso recente do podcast Flow, em que um influencer defendeu a existência de um partido nazista no Brasil. “Holocausto é o extermínio de 6 milhões de judeus. Não aconteceu do nada. Foi baseado em ideologias nazistas e no discurso de ódio de mentes perturbadas. A lição que podemos e devemos tirar disso é ter zero tolerância a esse tipo de situação”, afirmou.
O presidente da FIRS, Marcio Chachamovich, destacou a importância da visita do embaixador na Federação e o debate sobre este tema. “Além de enriquecer o diálogo entre a comunidade judaica no Rio Grande do Sul e Israel, a presença de Zonshine é fundamental para fortalecer os laços culturais, sociais e econômicos”, disse.
Outras questões relacionadas à situação atual do Brasil e Israel também foram discutidas, abordando desafios e oportunidades que os países enfrentam. O embaixador compartilhou perspectivas sobre as iniciativas em andamento da embaixada para com a comunidade judaica.
O Café da Manhã da FIRS contou com a presença da diretoria da Federação e de diversos representantes da comunidade judaica local.