Saúde

Como se preparar para uma cirurgia de coluna: dicas e cuidados

Confira algumas dicas e cuidados para quem vai se submeter a uma cirurgia de coluna, desde a escolha do profissional até a reabilitação pós-operatória

A cirurgia na coluna vertebral é um procedimento que pode ser indicado em algumas situações, como hérnia de disco, escoliose, cifose, fraturas, desgaste dos discos intervertebrais, compressão dos nervos na coluna, estreitamento do canal vertebral, tumor na coluna ou infecção na coluna.

Indicação de cirurgia

A cirurgia só é indicada após a análise criteriosa do quadro, com avaliação clínica, exame físico completo e exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Primeiramente, é sempre indicado o tratamento conservador, pois a fisioterapia aliada ao fortalecimento muscular promove alívio das dores na coluna.

Existem diferentes tipos de cirurgia na coluna, que podem ser mais ou menos invasivos, dependendo da técnica e da região da coluna que será operada. Alguns exemplos são: discectomia, laminectomia, artrodese, artroplastia, nucleoplastia e microdiscectomia. Cada tipo de cirurgia tem suas indicações, vantagens e desvantagens, e o médico deve explicar ao paciente os riscos e benefícios de cada uma.

Cuidados no pós operatório

Após a cirurgia na coluna, é importante ter alguns cuidados para evitar complicações, mesmo que não haja mais dor, como não levantar pesos, dirigir e nem realizar movimentos bruscos.

Os cuidados pós operatórios melhoram a recuperação, diminuem a dor pós cirurgia e diminuem as chances de complicações, como má cicatrização ou movimentação dos parafusos colocados na coluna.

Além desses cuidados, é indicada a realização de fisioterapia para que a recuperação seja mais rápida e eficaz e, assim, melhore a qualidade de vida, além do uso de medicamentos para controlar a dor de acordo com a orientação médica.

Osteopata-feminina-examinando-o-corpo-do-paciente-masculino-na-clínica---Foto-por-svitlanah
Osteopata examina paciente em clínica – Foto por: Svitlanah

Os cuidados após a cirurgia podem variar de acordo com o local da coluna que foi realizada. Por exemplo:

Coluna cervical: não fazer movimentos rápidos ou repetitivos com o pescoço; subir escadas lentamente; evitar levantar objetos mais pesados que um caixa de leite nos primeiros 60 dias; não dirigir nas primeiras 2 semanas; usar colar cervical se recomendado pelo médico.

Coluna torácica: iniciar pequenas caminhadas de 5 a 15 minutos por dia; evitar ficar mais de 1 hora sentado; evitar levantar objetos mais pesados que uma caixa de leite nos primeiros 2 meses; evitar contato íntimo durante cerca de 15 dias; não dirigir durante 1 mês.

Coluna lombar: evitar torcer ou dobrar as costas; fazer pequenas caminhadas só depois de 4 dias da cirurgia; colocar uma almofada atrás das costas quando sentar; dormir de lado com um travesseiro entre os joelhos ou de barriga para cima com um travesseiro sob os joelhos; não fumar nem beber álcool.

Além desses cuidados específicos para cada região da coluna, existem algumas dicas gerais que podem ajudar no sucesso da cirurgia de coluna:

  • Escolha um bom profissional, com experiência no assunto;
  • Não compare o seu quadro com o de outras pessoas. Cada caso é único e tem uma evolução diferente;
  • Faça exames como ressonância e tomografia, eles são essenciais antes da intervenção cirúrgica;
  • Tenha em mente que há necessidade de reabilitação pós-operatória, portanto se você não conseguiu realizar sessões de fisioterapia antes da cirurgia, elas serão fundamentais após a cirurgia;
  • Siga as orientações médicas quanto ao uso de medicamentos, curativos e atividades permitidas;
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, rica em proteínas, vitaminas e minerais. Evite alimentos gordurosos, açucarados ou processados;
  • Beba bastante água, pois a hidratação é importante para a cicatrização e para evitar infecções;
  • Pratique exercícios de respiração profunda, eles ajudam a prevenir complicações pulmonares e a relaxar;
  • Tenha paciência e otimismo, a recuperação pode ser lenta, mas é possível ter uma boa qualidade de vida após a cirurgia de coluna.
Botão Voltar ao topo