Com o objetivo de auxiliar os alunos com ações de inclusão social, uma professora da EMEF Paulo VI implementou um projeto de terapia com cães. A atividade é conduzida com a participação da Branca, uma cachorrinha que chegou à escola no início do ano com diversos machucados e ferimentos. Após passar por castração e vacinação, o animalzinho se tornou uma espécie de mascote da escola, contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes especiais.
“A Branca é adorada pelas crianças, é um verdadeiro queridinho. Pensamos em utilizar a terapia com ela, pois isso tem um impacto significativo no crescimento e desenvolvimento das crianças especiais. Há muitos benefícios, especialmente no que diz respeito à socialização, demonstração de afeto, respeito aos limites e controle da ansiedade”, explica a professora Luciana Siqueira, idealizadora do projeto.
Um dos alunos que participa da terapia com cães é Elias Cardoso, um garoto de 10 anos diagnosticado com autismo. Para a mãe, Fabiane Rodrigues Cardoso, o contato com a Branca está trazendo benefícios para o menino. “No caso dele, estou percebendo que é muito benéfico. Ele fica mais tranquilo e consegue lidar melhor com as situações. Percebo isso também em casa, já que temos uma cachorrinha e ele a adora. Essa relação com os animais é muito positiva para ele”, relatou a mãe.