50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis inicia quarta-feira (12)
Evento segue até o dia 30 de julho com mais de 170 apresentações gratuitas
A edição que comemora os 50 anos do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis terá início nesta quarta-feira (12). O festival ocorrerá de 12 a 30 de julho, com mais de 170 apresentações gratuitas na Rua Coberta, próxima à Praça das Flores, e atividades em vários locais da cidade.
A programação oficial terá início nesta quarta-feira, 12 de julho, às 19h30, com a Noite de Homenagens e o Momento Ecumênico no Plenarinho da Acinp. A partir de quinta-feira, 13, o evento contará com o simbolismo da Chama Folclórica, cuja cerimônia de acendimento acontecerá às 19h30 na Associação Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, no Centro. A abertura oficial do 50º Festival Internacional de Folclore será na sexta-feira, 14, às 19h30, na Rua Coberta, momento em que também será encenado o espetáculo “50 Anos de Emoção”.
A Rua Coberta de Nova Petrópolis, que abriga o principal palco do festival, receberá mais de 170 apresentações gratuitas a partir das 14h do dia 15 de julho, sábado. Durante o festival, também haverá dezenas de apresentações em espaços como o Parque Aldeia do Imigrante, escolas, empresas patrocinadoras do evento e nos bairros e localidades que sediarão as Noites Culturais.
O 50º Festival Internacional de Folclore contará com a participação de mais de 20 grupos internacionais, nacionais e regionais de dança, música e teatro. A programação do festival também oferecerá oficinas de artesanato e gastronomia, Desfiles de Integração na Av. 15 de Novembro, Baile Infantil, Sarau da Diversidade, Encontro de Soberanas, Jogos Germânicos e da Diversidade, Feira da Diversidade, Praça de Alimentação e o Encontro Mundial de Coreógrafos. Será uma programação diversificada e culturalmente rica para toda a família apreciar.
O 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é realizado pela Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e pela Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento faz parte do calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul.