A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está implantando uma central telefônica para agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O projeto deve entrar em operação nas próximas semanas, inicialmente em cerca de seis UBSs, e depois ser ampliado para as demais.
A central telefônica funcionará no prédio da SMS, com linhas exclusivas para essa finalidade. Os cidadãos poderão ligar para marcar consultas que podem ser programadas, como acompanhamento de doenças crônicas, retorno para mostrar exames e outras situações.
Quais os benefícios
O objetivo da central telefônica é facilitar o acesso da população aos serviços de saúde básica, proporcionando mais conforto e agilidade. Além disso, espera-se que o novo sistema de marcação de consultas colabore para aprimorar os fluxos nas UBSs, reduzindo as filas e as demandas espontâneas.
“Essa central trará mais conforto para o cidadão que precisa. Na sequência vamos avançar no serviço de telemedicina, para proporcionar ainda mais possibilidades de atendimento à população”, destaca o prefeito Adiló Didomenico.
A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, afirma que a proposta visa qualificar e humanizar ainda mais os atendimentos. “Os servidores que participarão desta etapa inicial estão em capacitação e pretendemos iniciar o projeto o mais breve possível”, assegura.
Como se informar
Nas próximas semanas, a SMS deve divulgar mais detalhes do projeto, como os números de telefone e as orientações para a população. A ideia é que a central telefônica seja um canal eficiente e prático para garantir o direito à saúde de todos os caxienses.