NotíciasPorto AlegreRio Grande do Sul

Historiador Martin Dreher palestra sobre o bicentenário da imigração alemã no RS dia 17/07

Martin Dreher, renomado historiador da imigração alemã no Brasil, estará ministrando a palestra “O que vamos comemorar em 2024?” na próxima segunda-feira, dia 17 de julho, às 19h30, no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre.

O evento será realizado em parceria com o Consulado Geral da Alemanha e será mediado pelo jornalista Olavo Fröhlich. Durante o painel, o Prof. Dr. Dreher apresentará um panorama histórico da colonização germânica no Estado, com foco especial na região do Vale do Sinos, fornecendo direcionamentos e perspectivas para o próximo ano. Essa palestra marcará o início do Ciclo de Palestras do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, que será celebrado em 2024. Para participar do evento, os interessados deverão fazer a doação de um agasalho ou 1kg de alimento não perecível na entrada.

Nascido em Montenegro, Dreher estudou no Instituto Pré-Teológico e na Faculdade de Teologia da IECLB, em São Leopoldo. Ele obteve seu doutorado em Teologia em Munique, na Alemanha, com enfoque na História da Igreja. Posteriormente, ele lecionou na Escola Superior de Teologia e na Unisinos, ambas localizadas no Vale dos Sinos. Seus trabalhos englobam um amplo estudo e publicações sobre a história da imigração e colonização alemã na América Latina.

Sobre a palestra

No centenário (1924), buscou-se falar dos grandes feitos da germanidade em meio a nacionalismos. No sesquicentenário (1974) ainda se sofria as consequências do nazi-fascismo. E em 2024, o que comemoraremos no bicentenário? Cuca? Chucrute? Salsicha bock? Bandinhas? A pergunta está no ar…

Abertura do Ciclo de Palestras do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul

  • Palestra O que vamos comemorar em 2024? com o historiador Martin Dreher e mediação do jornalista Olavo Fröhlich
  • Dia 17 de julho, segunda-feira, às 19h30
  • Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora – Porto Alegre/ RS)
  • Ingresso: doação de um agasalho ou 1kg de alimento não perecível
  • Há elevador de acessibilidade e estacionamento no local
Botão Voltar ao topo