Rio Grande do SulVariedades

Carlos Barbosa celebra legado dos imigrantes italianos

COMITES-RS participa de agenda cultural e propõe projetos de valorização da etnia

O Comitê dos Italianos no Exterior do Rio Grande do Sul (COMITES-RS) é um órgão que representa os cidadãos italianos que vivem no Estado e atua em parceria com associações e o poder público para reconhecer e valorizar a cultura italiana. Nos dias 14 e 15 de julho, os conselheiros do COMITES-RS estiveram em Carlos Barbosa, um dos municípios que mais preserva a memória dos imigrantes, para participar de uma agenda cultural e propor projetos de fomento à etnia.

Ruas da comunidade do Cinco da Boa Vista recebem nomes em homenagem à presença lombarda

Um desses projetos foi a inauguração da nomenclatura das ruas da comunidade do Cinco da Boa Vista, que receberam nomes em alusão à presença lombarda na localidade. O evento festivo contou com a presença do Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, e do conselheiro do COMITES-RS Valdecir Ferrari, natural de Carlos Barbosa. “Vocês podem contar comigo e com o COMITES naquilo que for possível resgatar de nossa italianidade”, disse Ferrari.

A presidente do COMITES-RS, Cristina Mioranza, elogiou o apoio da administração pública para a realização da agenda no município. “Carlos Barbosa é um município diferenciado na região e que trabalha unido na preservação da memória italiana”, afirmou.

Reunião do órgão e criação da comissão jovem

Outro destaque da agenda do COMITES-RS foi a reunião do órgão, que teve participação de associações italianas da região. A conselheira Neiva Maria Cantarelli explicou que o objetivo é atualizar os dados das associações e estimular a integração entre elas. Ela também informou que as associações podem participar das votações para escolha dos representantes do Brasil no Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (CGIE), um órgão consultivo do governo italiano.

Entre as novidades anunciadas esteve a criação da comissão jovem do COMITES-RS, que visa envolver as novas gerações na valorização da cultura italiana.

Visitas a entidades e empresas

O COMITES-RS também visitou diversas entidades e empresas de Carlos Barbosa na sexta-feira. Ao lado do Cônsul, esteve na prefeitura, na ACBF, na Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACICB), nas unidades TEEC e Starflon da Tramontina e na Festiqueijo. Na ACICB, Cristina Mioranza destacou o papel de fomento que o COMITES tem para estabelecer parcerias culturais com a Itália. “Nós podemos mandar projetos para a Itália nesse sentido. Mandamos sete no último ano e tivemos aprovados três, e estamos em busca de mais para fomentar esse intercâmbio Brasil-Itália”, disse.

COMITES-RS-celebra-cultura-italiana-em-Carlos-Barbosa
Comites-RS teve reunião de trabalho e aproximação com as associações em Carlos Barbosa – Foto por: Exata Comunicação /Bárbara Salvatti

Ainda na sexta, integrantes do COMITES-RS prestaram atendimento à população que está com o processo de cidadania italiana em andamento, no 442 Football Pub. Além disso, estiveram na Vila das Etnias, um espaço ao lado da Festiqueijo ambientado com representantes dos povos que construíram a história do município.

Botão Voltar ao topo