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Vandalismo prejudica qualidade dos abrigos de ônibus em Porto Alegre

Em seis meses, mais de 500 estruturas foram danificadas e a concessionária teve que fazer mais de 10 mil ações de manutenção

Porto Alegre é uma das cidades brasileiras que sofrem com o vandalismo nos abrigos de ônibus. Esses equipamentos, que deveriam oferecer mais conforto e segurança aos passageiros do transporte público, são constantemente alvo de pichações, colagens, quebras e até incêndios. A concessionária responsável pela instalação e manutenção dos abrigos, a Eletromidia, informou que em apenas seis meses foram necessárias mais de 10 mil ações para conservar as estruturas, sendo mais de 500 reparos por danos causados por vândalos.

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Um problema nacional

O vandalismo nos abrigos de ônibus não é exclusivo de Porto Alegre. Em outras cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Hortolândia, o problema também é recorrente e gera prejuízos financeiros e sociais. Segundo dados da prefeitura de São Paulo, a capital paulista gasta R$ 600 mil todos os meses com a manutenção de abrigos de ônibus. No Rio de Janeiro, a prefeitura desembolsa R$ 700 mil por ano para limpar as pichações nos monumentos da cidade. Em Curitiba, no primeiro semestre de 2009 foram riscadas 11.285 janelas de ônibus. Em Hortolândia, a prefeitura decidiu incluir o vandalismo aos abrigos de ônibus no código de postura do município, sujeitando os infratores a penalidades definidas em lei.

Uma parceria para melhorar a mobilidade urbana

Em Porto Alegre, a concessão dos abrigos de ônibus à Eletromidia foi firmada em 2020 pela prefeitura, com o objetivo de qualificar a infraestrutura que envolve o transporte coletivo. O contrato prevê a produção, a instalação e a manutenção de mais de 1.500 abrigos de ônibus nos próximos 20 anos. Em contrapartida, a empresa de OOH (Out of Home) tem direito de explorar publicidade em painéis chamados de Mobiliário Urbano Para Informação (MUPIs), que também cumprem um regramento rigoroso para que sejam inseridos de forma harmônica na cidade.

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Foto por: Maicon Hinrichsen

Até junho de 2021, já foram instaladas 305 paradas novas, que oferecem mais segurança, informação e conforto aos passageiros. São dois modelos: 57% com medida de 4 metros x 2 metros, quatro assentos e três tomadas USB; e 43% de 3 metros x 2 metros e três assentos. Todos têm piso podotátil e espaço para cadeirantes, iluminação artificial por LED, proteções superior e lateral contra ventos e chuvas, informações sobre as linhas, além de três faces publicitárias.

Outra novidade é que alguns abrigos — localizados em pontos com maior número de linhas — contarão com painéis de próxima chegada, que informarão o tempo real de chegada dos ônibus. Há ainda carregadores USB e, em breve, câmeras de monitoramento. Além disso, 70 paradas possuem painéis fotovoltaicos, que geram energia para a iluminação noturna, e 50 abrigos — dos 100 previstos — já oferecem acesso wi-fi à internet 5G.

Cerca de 14 milhões de passageiros serão beneficiados todos os meses, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) de Porto Alegre.

Um apelo à conscientização da população

Apesar dos benefícios trazidos pelos novos abrigos de ônibus, muitas pessoas ainda não respeitam esse patrimônio público e cometem atos de vandalismo que prejudicam toda a sociedade. Um exemplo disso foi o vídeo que flagrou um homem quebrando os vidros de uma parada de ônibus na avenida Eduardo Prado, no último dia 16 de junho. O abrigo era uma estrutura nova, instalada recentemente pela Eletromidia. O reparo foi realizado em menos de 24 horas, mas o custo foi alto para a concessionária e para a cidade.

“Estamos comprometidos com a cidade e, por isso, nossa equipe tem uma rotina estabelecida para monitoramento dos abrigos, garantindo que a população possa desfrutar de todos os benefícios”, conta Guilherme Valim, gerente comercial da Eletromidia no Rio Grande do Sul. “Os acessórios e outros elementos — como bancos, vidros e painéis — foram projetados para facilitar o processo de reparo, sem danificar a estrutura principal ou impedir o seu funcionamento”, explica.

O secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior, reforça a importância do apoio da população para a manutenção dos espaços. “Estamos fazendo todos os esforços para qualificar a infraestrutura que envolve o transporte coletivo e, nesse sentido, a concessão é fundamental. Reforçamos a importância do apoio da população para a manutenção dos espaços para dar segurança e conforto aos usuários”, afirma.

O vandalismo em abrigos de ônibus é crime contra o patrimônio público, previsto no artigo 163 do Código Penal. A pena em caso de condenação por dano simples é detenção de um a seis meses, ou multa de um a seis salários mínimos (R$ 1.100 a R$ 6.600). Se houver dano qualificado, a pena é detenção de seis meses a três anos, além de multa de um a seis salários mínimos.

Para denunciar, os cidadãos podem ligar para a Guarda Municipal (telefone 153) ou para a Polícia Militar (190). Nas redes sociais, o prefeito Sebastião Melo lamentou o fato: “O grande esforço para qualificar a mobilidade e o serviço prestado ao cidadão passa também por esse tipo de golpe”.


Eletromidia: a empresa que conecta marcas e pessoas nas cidades

Líder em mídia out of home, a companhia está presente nas cinco verticais do segmento e impacta mais de 27 milhões de pessoas por semana

A trajetória da Eletromidia no mercado publicitário

A Eletromidia é uma empresa brasileira de mídia OOH (Out-Of-Home) que oferece espaços publicitários em locais como ruas, transportes, elevadores, shoppings e aeroportos. A empresa tem mais de 60 mil pontos de contato com o público em 18 estados, e atinge cerca de 22 milhões de pessoas por dia.

Fundada em 1993 e com sede em São Paulo, a Eletromidia se tornou líder no segmento de mídia out of home após a fusão com a Elemidia em 2020. Hoje, a companhia possui o maior inventário digital do país, com mais de 43 mil faces digitais, e é a primeira empresa de mídia do Brasil a ser listada na B3.

A Eletromidia se destaca pela sua atuação nas cinco verticais do OOH: ruas, prédios residenciais e comerciais, shoppings, aeroportos e transportes. A empresa já tem concessões públicas de mobiliário urbano em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília e Campinas. Em Porto Alegre, além da concessão dos abrigos de ônibus, atua no Aeroporto Salgado Filho, no Shopping Iguatemi e em elevadores de prédios comerciais e residenciais. São mais de 1,3 mil telas nas quatro verticais, impactando mais de um milhão de pessoas todas as semanas na capital gaúcha.

A empresa tem como propósito construir conexões urbanas entre marcas e pessoas, levando conteúdo, serviços e experiências que inovam diariamente o conceito de out of home. A Eletromidia usa dados e criatividade para desenvolver soluções que gerem resultados e conexões relevantes entre marcas e pessoas. Além disso, a empresa oferece serviços públicos e úteis às pessoas como acesso à rede Wi-fi e carregadores de celular em Mobiliários Urbanos da CPTM.

A Eletromidia também tem um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A empresa faz parte do Pacto Global da ONU e segue os princípios do ESG (Environmental, Social and Governance). A Eletromidia apoia iniciativas que promovem a educação, a cultura, a diversidade e a inclusão nas cidades onde atua.

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