Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulTecnologia & Inovação

Última chance para se inscrever no programa de capacitação em TI de São Leopoldo

Interessados em aprender programação e entrar no mercado de tecnologia têm até terça-feira, 25, para se candidatar a uma das 240 bolsas oferecidas pela prefeitura

O mercado de trabalho de TI (tecnologia da informação) é um dos mais promissores e carentes de profissionais qualificados no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, haverá uma demanda de quase 420 mil profissionais do ramo. Para quem mora em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, essa pode ser uma oportunidade de ouro para se capacitar e ingressar nesse setor.

Publicidade

Programa 3 mil Talentos TI oferece cursos gratuitos de programação

A prefeitura de São Leopoldo, em parceria com o Senac e outras instituições, lançou o Programa 3 mil Talentos TI, que visa formar três mil jovens em programação até 2024, ano do Bicentenário da imigração alemã. O programa é dividido em ciclos, cada um com duas etapas: uma básica e uma avançada.

O quinto e último ciclo do programa em 2023 está com as inscrições abertas até terça-feira, 25 de julho. Para participar, é preciso ter entre 15 e 39 anos, morar em São Leopoldo e estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental. As inscrições podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/3000talentosti.

Publicidade

Serão disponibilizadas 240 bolsas na primeira etapa, que consiste em um curso básico de lógica de programação. Desse total, 40 vagas são exclusivas para estudantes da rede municipal de ensino, indicados pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Os demais candidatos serão selecionados por ordem de inscrição.

Na segunda etapa, os 180 melhores classificados da primeira etapa do quinto ciclo e os egressos de ciclos anteriores poderão realizar um curso avançado de programação em uma área específica, como desenvolvimento web, mobile ou games. A seleção será feita por meio de uma prova de conhecimentos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico – Sedettec, Juliano Maciel, ressaltou a importância do programa para a cidade. “Convidamos toda a comunidade de São Leopoldo para aproveitar a chance de entrar num mercado de trabalho altamente atraente, através das trilhas de formação do 3000 Talentos TI. Projeto 100% custeado pela Prefeitura, com execução do Senac. Vamos juntos!”, declarou.

O Programa 3 mil Talentos TI faz parte da Governança do Tecnosinos, que é compartilhada entre a Prefeitura de São Leopoldo, Unisinos, a ACIST-SL e o Polo de Informática de São Leopoldo. O próximo ciclo do programa será lançado nos primeiros meses de 2024.

Botão Voltar ao topo