NotíciasPorto Alegre

Projeto Bota-Fora recolhe resíduos volumosos em dez comunidades de Porto Alegre

Ação do DMLU visa evitar o descarte irregular e prevenir alagamentos na cidade

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza nesta semana o projeto Bota-Fora, que recolhe resíduos volumosos como eletrodomésticos, móveis quebrados e colchões em dez comunidades de Porto Alegre. O serviço acontece de terça-feira, 25, a sexta-feira, 28, a partir das 8h.

O objetivo do projeto é auxiliar a população a fazer o descarte correto desses materiais, que não são recolhidos pelas coletas regulares. Dessa forma, evita-se que eles sejam jogados em locais inadequados, como arroios e bocas de lobo, causando obstruções e alagamentos. O Bota-Fora atende regiões em situação de vulnerabilidade social, beneficiando cerca de 200 comunidades.

Os moradores dos locais atendidos devem colocar os resíduos em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes em pontos estratégicos das comunidades.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, destaca a importância do projeto para a zeladoria da cidade. “O Bota-Fora oportuniza que os cidadãos realizem o descarte correto de materiais e resíduos, que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população”, afirma.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, ressalta o compromisso social da população com a disposição correta dos resíduos. “O cidadão é peça-chave no combate ao descarte irregular. Se cada um tiver a consciência de que todos os materiais têm um lugar apropriado para serem entregues, e que possuem valor financeiro se encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento, poderemos construir um futuro melhor para nossa cidade e contribuir até mesmo com a geração de renda de quem vive da triagem dos resíduos.”

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, acesse aqui. Para consultar as próximas comunidades a serem atendidas pelo segundo ciclo do Bota-fora em 2023, clique neste link. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb).

Confira as comunidades atendidas pelo projeto nesta semana, em Porto Alegre:

Terça-feira, 25: Bazílio Pellin (Camaquã), Nossa Senhora de Lourdes (Vila Conceição), Santa Bárbara (Vila Conceição), Vila Pellin (Vila Conceição);

Quarta-feira, 26: São Judas Tadeu (Partenon), Salso (Restinga), Beco X (Humaitá), Tio Zeca e Areia (Humaitá), Bela Vista (Humaitá);

Sexta-feira, 28: Grécia (Agronomia).

*O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.

Botão Voltar ao topo