EventosGastronomiaGeral

Festival Binacional de Enogastronomia ocorre em Sant’Ana do Livramento e Rivera

Evento cultural aguarda 40 mil participantes reúne tradições gastronômicas de Sant’Ana do Livramento e Rivera em programação diversificada na fronteira Brasil/Uruguai

Preparativos para a festa gastronômica

Com a montagem das estruturas na reta final, o Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia está prestes a invadir a Praça Internacional de Sant’Ana do Livramento e Rivera. A oitava edição do evento, que começará com ações descentralizadas a partir do dia 28 de julho, receberá os cerca de 40 mil visitantes esperados até o dia 05 de agosto, com uma extensa programação cultural.

Cultura compartilhada e apresentações artísticas

Às 13h e às 19h, o público poderá desfrutar de apresentações artísticas que representam a cultura musical das cidades de Sant’Ana do Livramento e Rivera. Tango, música gauchesca e pagode são alguns dos estilos contemplados. O destaque fica por conta da apresentação da renomada Orquestra Departamental de Rivera no dia 5.

Feira Binacional do Livro celebra a cultura fronteiriça

Uma das novidades deste ano é a Feira Binacional do Livro, espaço que reunirá editores, livreiros e entidades culturais em dez estandes. O evento enaltecerá a produção intelectual local, com o lançamento de 12 livros de autores uruguaios e brasileiros que abordam a cultura fronteiriça, sua história e tradição culinária. Além das obras, o local oferecerá palestras, contação de histórias, oficinas artísticas e exibições de vídeos.

Fóruns Binacionais: parceria e desenvolvimento sustentável

Promovidos em conjunto com universidades e governos locais, os Fóruns Binacionais proporcionarão encontros para refletir sobre questões fundamentais, como a produção agropecuária, as mudanças climáticas, a inovação e o turismo. O objetivo é buscar o desenvolvimento integrado e sustentável da região de forma conjunta.

Sustentabilidade em foco

Com o tema transversal da sustentabilidade, o Fronte(i)ra em 2023 se dedica a conscientizar o público sobre a importância da inovação e do cuidado com o meio ambiente. Logo na entrada principal da Praça Internacional, um espaço dedicado à Inovação e à Sustentabilidade apresentará diversas ações que já ocorrem nas áreas rurais dos municípios da fronteira e também iniciativas urbanas que buscam melhorar a qualidade de vida em Sant’Ana do Livramento e Rivera.

Feiras de produtos locais e gastronomia tradicional

Mais de 100 expositores participarão das feiras temáticas que apresentarão os produtos mais típicos da Fronteira. Vinho, queijo, carne de cordeiro, mel e azeite de oliva extravirgem estarão à disposição do público, além de uma feira dedicada à agricultura familiar, ao artesanato e um espaço especial para a erva-mate.

Aulas de culinária e excursões turísticas

O festival oferecerá diversas oficinas e aulas de culinária, resgatando as receitas mais tradicionais da região através do projeto Cozinheiras de Memória. Além disso, os residentes e turistas terão a oportunidade de participar de excursões guiadas pelos principais pontos turísticos da região, como a Ferradura dos Vinhedos. As excursões comunitárias serão gratuitas e terão vagas limitadas, enquanto as visitas para os visitantes serão comercializadas na Praça Internacional.

Encerramento com o sabor da tradição

O “Assado Fronteiriço” marcará o encerramento do festival, apresentando ao público 17 estações gastronômicas com os pratos mais tradicionais da região, acompanhados pelos vinhos locais e finalizados com premiadas sobremesas especialmente desenvolvidas para o evento.

Programação e inscrições

A programação detalhada do Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia está disponível no site fronteirafestivaldeenogastronomia.com, e as inscrições gratuitas para os fóruns e cursos podem ser feitas na plataforma sympla.com.br. Com 98% das atividades gratuitas, apenas três eventos terão cobrança: a “Noite de Queijos, Vinhos, Azeites e Pães da Fronteira”, o jantar do “Concurso de Pratos de Cordeiro” e o “Assado Fronteiriço”, informa Jussara Dutra, curadora do festival.

Botão Voltar ao topo