Cidades do RSEmpregoRio Grande do Sul

Movimento pela diversidade surge em Estância Velha

Cidadãos estancienses se unem para promover o respeito e a igualdade entre as diferenças sociais

Estância Velha – Uma cidade que acolhe e valoriza as diversidades sociais. Esse é o sonho de um grupo de cidadãos estancienses que criou o movimento “Estância Velha da Diversidade”. O movimento, que é multipartidário e independente, busca conectar e integrar as pessoas que se identificam com as diversas formas de expressão da sexualidade, da religião, da raça e da deficiência.

Respeito e dignidade

Uma das líderes do movimento, Sandra Costa, 59 anos, mãe de três filhos, moradora da Nova Estância, conta que a ideia surgiu da necessidade de participar do dia-a-dia da cidade com dignidade, respeito e igualdade. “Sabemos que não será fácil no início, mas tenho certeza que a população vai entender nossos objetivos e nos apoiar”, prevê Sandra. “Não queremos agredir ninguém, até porque se queremos ser respeitados precisamos respeitar também. O mais importante é que as pessoas não se sintam excluídas e saibam que existem muitas pessoas que se identificam com elas”, completa Sandra.

O grupo que lidera o movimento é composto por oito pessoas, mas pretende agregar mais gente conforme vai sendo divulgado. Entre os integrantes está André Fleck, presidente da Escola de Samba Asas da Liberdade, que explica que o movimento não tem ligação específica com nenhum partido político. “Entendemos que precisamos de todos os partidos políticos bem como do apoio da administração, para juntos construirmos políticas públicas em benefício da diversidade”, afirma André.

Ações e eventos

O movimento “Estância Velha da Diversidade” já tem algumas ações e eventos planejados para envolver a comunidade. Entre eles estão:

  • Criação da rede social para que todos participem;
  • Criação de um grupo de acolhimento no WhatsApp, que vai conectar estas pessoas acolhendo suas dúvidas, demandas e sugestões;
  • Realização de fóruns com roda de debate sobre temas relevantes como segurança, saúde, direitos de família, turismo, cultura, emprego e renda, entre outros;
  • Realização de eventos culturais direcionados a diferentes públicos, como a comunidade LGBTQIA+, negros, entre outros;
  • Eventos esportivos diversos e de entretenimento (jogos, caminhadas, passeio ciclístico, entre outros).

As redes sociais do movimento já estão ativas e todos estão convidados a participarem:

  • Facebook – [Diversidade Estância Velha]
  • Instagram – [@diversidadeev] (na bio encontra-se o link para ingressar no grupo de WhatsApp)
Botão Voltar ao topo