Renner abre lojas em Canela e Porto Alegre
As unidades oferecem uma experiência omnicanal completa, integrando as compras físicas e online
A Renner recentemente inaugurou suas duas primeiras lojas circulares no Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre e Canela. Essas lojas refletem os avanços da empresa na área da sustentabilidade, sendo projetadas para minimizar o impacto ambiental através da economia circular, que busca um uso mais eficiente dos recursos naturais. Além disso, as unidades oferecem uma experiência omnicanal completa, integrando as compras físicas e online.
As lojas circulares foram desenvolvidas com um projeto de arquitetura, engenharia e mobiliário pioneiro, criando um ambiente ecoeficiente em linha com a jornada de sustentabilidade (ESG) da empresa e seu propósito de proporcionar opções de consumo mais responsáveis aos clientes. A diretora de Operações, Fabiana Taccola, destaca que a implementação desse conceito pioneiro no estado do Rio Grande do Sul é um marco importante para a empresa, considerando sua forte conexão com os gaúchos.
Sustentabilidade
A loja em Porto Alegre, localizada no Shopping Iguatemi, passou por uma reformulação completa e recebeu um investimento de R$ 28 milhões para incorporar os atributos de circularidade e omnicanalidade em seus três andares. Enquanto isso, a loja em Canela, inaugurada na Rua Felisberto Soares, próximo à Catedral de Pedra, contou com um investimento de mais de R$ 11 milhões. No total, as duas unidades tiveram um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões.
A sustentabilidade foi uma prioridade no desenvolvimento dessas lojas circulares. Desde a fase de construção até a operação, foram adotadas práticas para reduzir os impactos ambientais, como o uso de energia proveniente de fontes renováveis e equipamentos automatizados com menor demanda energética. A arquitetura foi concebida seguindo o design circular, com ênfase na redução de materiais de construção, reutilização e descarte adequado desses componentes, resultando em menor geração de resíduos e emissões de gases de efeito estufa, bem como menor consumo de água.
As lojas também possuem um espaço dedicado a exibir iniciativas de sustentabilidade da Renner, apresentando roupas produzidas com matérias-primas e processos menos impactantes, que já representam 80% do total da marca. O objetivo é informar e envolver os clientes, aproximando-os desse universo de responsabilidade ambiental.
Essas ações alinham-se aos novos compromissos públicos de sustentabilidade da empresa, que incluem metas para acelerar o desenvolvimento de processos mais responsáveis ambientalmente em seus produtos e modelos de negócios. Uma das metas é tornar 100% das peças de vestuário das marcas próprias da Renner mais sustentáveis até 2030.
Bancada Omni
Além disso, as novas lojas de Porto Alegre e Canela oferecem soluções inovadoras de omnicanalidade para proporcionar mais conveniência e agilidade aos consumidores. Entre elas, destacam-se a bancada Omni, onde os clientes podem consultar e adquirir produtos disponíveis nos estoques do e-commerce e de outras lojas físicas da Renner, bem como um aplicativo para auxiliar na escolha de fragrâncias. As compras podem ser finalizadas nos equipamentos da loja com o apoio dos colaboradores, quando necessário.
Há também serviços para acelerar o processo de checkout, incluindo caixas de autoatendimento, permitindo que os clientes finalizem a compra de forma autônoma, e o Pague Digital, que possibilita que o cliente realize suas compras através do aplicativo da Renner em seu próprio smartphone. Além disso, as novas lojas contam com a solução de Venda Móvel, onde o consumidor pode finalizar suas compras com a ajuda de colaboradores em qualquer local da loja.