AgronegócioCidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul leva flores e animais para a Expointer 2023

Produtores rurais caxienses participam da maior feira agropecuária da América Latina com novidades e premiações

A Expointer, que acontece de 26 de agosto a 03 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, contará com a presença de diversos expositores caxienses. A maior feira agropecuária da América Latina terá flores de corte, ovinos, bovinos e equinos produzidos no município de Caxias do Sul.

Publicidade

Flores de Corte: uma novidade na Expointer

Uma das atrações deste ano será a exposição das flores de corte cultivadas pela produtora rural Daniela Catuzzo na região de Vila Seca. Daniela e a irmã Daiane iniciaram recentemente uma produção de quatro espécies de flores: lisianthus, girassol, mosquitinhos e boca-de-leão. Elas investiram em uma estufa e contaram com o apoio do Programa Juntos para Competir, do Sebrae, Senar e Farsul. As flores serão expostas no espaço Juntos para Competir, localizado no Pavilhão Internacional.

Ovinos: premiados e diferenciados

Outro destaque será a participação dos ovinos da raça Hampshire Down, da Cabanha do Bugre, na região de Forqueta. A propriedade é do veterinário Samuel Carnesella, que se dedica à criação de ovinos há oito anos. Ele vai levar quatro ovelhas para a Expointer, onde já conquistou vários prêmios. A raça Hampshire Down é originária do Reino Unido e tem como características a precocidade, a rusticidade e a qualidade da carne.

Publicidade
Ovinos Cabanha dos Bugres – Foto por: Marivania Sartoretto /Guia de Caxias do Sul

Bovinos: tradição e qualidade

Os bovinos também marcarão presença na Expointer com representantes das raças Sindi, Gir Leiteiro e Girolando. O Rancho Criúva, na região de Criúva, vai expor oito animais da raça Sindi, um gado zebu originário do Paquistão.

Trevisan, bovinos Sindi – Foto por: Nathã Carvalho

O produtor Joceley Marcos Trevisan é pioneiro no Sindi entre os estados sulinos e já foi premiado na Expointer do ano passado. A Fazenda das Nogueiras, também na região de Criúva, vai levar 26 animais das raças Gir Leiteiro e Girolando, ambas voltadas para a produção de leite. O produtor José Adalmir Ribeiro do Amaral é um dos mais premiados da Expointer, com mais de 20 troféus conquistados desde 2010.

Gir Leiteiro – Foto por: Divulgação /Fazenda das Nogueiras

Equinos: variedade e beleza

Os equinos também terão espaço na Expointer com quatro raças diferentes: Árabe, Crioula, Campeiro e Quarto de Milha. Os cavalos são criados por produtores caxienses que se inscreveram na Inspetoria de Defesa Agropecuária de Caxias do Sul, órgão parceiro da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA). Os equinos participarão de julgamentos e provas que avaliam a morfologia, a funcionalidade e a performance dos animais.

Agroindústrias: sabor e qualidade

Além dos produtos agropecuários, a Expointer também terá a presença das agroindústrias caxienses Dolci Ricorddi, de Santa Lúcia do Piaí, e Santa Bárbara, localizada na Parada Cristal. As duas empresas fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) e oferecem produtos como queijos, salames, doces, geleias e conservas. As agroindústrias estarão no Pavilhão da Agricultura Familiar, onde os visitantes poderão degustar e comprar os produtos.

Botão Voltar ao topo