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Presentes para este Dia dos Pais sobem mais que a média da inflação

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), a Inflação do Dia dos Pais ultrapassou o índice de aumento de preços médio. O conjunto de presentes e serviços associados a essa data específica apresenta um aumento de 4,1% em comparação ao ano anterior. Esse incremento é superior ao acréscimo acumulado de 2,8% na inflação média nos últimos 12 meses.

Dentre os itens que experimentaram maiores aumentos de preço neste Dia dos Pais estão os perfumes (8,3%), livros (8,3%), ingressos de cinema (5,6%), vestuário (5,5%), refeições em restaurantes (5,3%) e relógios (4,2%). Em contrapartida, os preços de computadores (-4,3%) e celulares (-2,6%) apresentaram redução.

A depreciação do dólar, que caiu cerca de 5% nos últimos 12 meses, é uma das razões por trás da diminuição dos preços desses produtos eletrônicos. André Braz, coordenador dos Índices de Preços da FGV, explica que a valorização da moeda estrangeira, a partir de agosto do ano passado, teve um impacto positivo, mas os altos juros também influenciaram na diminuição da demanda por bens duráveis, contribuindo para a queda dos preços nesse segmento.

Volume de vendas

Em termos de vendas, é estimado que o Dia dos Pais atinja um volume de negócios no valor de R$ 7,67 bilhões, registrando um aumento de 2,2% em relação ao ano passado, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Conforme dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), a média de gastos por presente está em torno de R$ 140.

Esta data ocupa o quarto lugar em importância no calendário comercial, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças, nessa ordem. A relevância nas vendas também se reflete na criação de empregos temporários. A CNC estima que aproximadamente 10.380 mil pessoas sejam contratadas para atender à demanda de vendas.

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