UCS resgata vídeo histórico de sua fundação, em 1967

Imagens integram acervo do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC/UCS)

A história de 56 anos da Universidade de Caxias do Sul é marcada por diversos momentos e episódios significativos. Entre eles, um evento de destaque que contribuiu de forma fundamental para a construção do percurso histórico foi recentemente resgatado pelo Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC/UCS). Trata-se de um vídeo da cerimônia de instalação da instituição, ocorrida em 15 de fevereiro de 1967.

Catholica Domus

Na ocasião, a primeira sede da Reitoria foi estabelecida no edifício da Catholica Domus, localizado na Rua Os Dezoito do Forte. Além disso, a cerimônia oficial de fundação teve lugar no Cine Teatro Ópera. A autorização para a criação da UCS havia sido concedida por decreto em 10 de fevereiro daquele mesmo ano, unindo as diversas Faculdades e Escolas de Ensino Superior já existentes na cidade.

Durante a cerimônia, a ata de fundação foi formalmente assinada na presença de autoridades e representantes da comunidade. Nesse contexto, o médico Virvi Ramos foi empossado como o primeiro reitor da universidade.

Mobilização comunitária

Responsáveis pela mobilização comunitária que, em 1967, resultou na criação da UCS, Virvi Ramos, que presidia a então Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima, o bispo diocesano Dom Benedito Zorzi e o prefeito Hermes João Webber, além de liderarem as instituições mantenedoras dos cinco primeiros cursos superiores de Caxias do Sul, que reunidas formaram a UCS, carregavam a crença de que a união em torno da implantação de uma universidade era indispensável ao desenvolvimento do município e da região.

Além dos fundadores, o vídeo da solenidade registra a presença do então núncio apostólico no Brasil, Dom Sebastião Baggio, e do secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Luiz Leissegneur de Farias. O início das obras do projeto de Cidade Universitária pode ser conferido em cenas de medição e terraplanagem do terreno preparado para receber a construção do então Campus 1 da UCS, em área no atual Bairro Universitário (este acabou não sendo concretizado, e o Campus 2 abriu espaço para a Cidade Universitária, atual Campus-Sede da UCS).

Confira na página do IMHC no YouTube.

Descoberta

O conteúdo, localizado em acervo e digitalizado pelo Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS – IMHC, integra o filme Assistência Social e Ensino, finalizado e exibido em 1968, produzido pela antiga produtora caxiense Michelin Filmes.

Conforme Anthony Beux Tessari, professor historiador que dirige o IMHC, órgão que realiza o trabalho de preservação e conservação de filmes em película e também a sua reprodução para o formato digital, a produção audiovisual foi encomendada pela administração municipal à época – uma das instituições fundadoras da UCS, e mostra ações do governo do prefeito Hermes João Webber voltadas à área social e à educação em Caxias do Sul. Cerca de dois minutos do filme, de 25 minutos de duração total, são dedicados à instalação da UCS.

O IMHC realiza a conservação do acervo da Michelin Filmes desde 2008, quando foi doado à Universidade. Nos últimos meses, a equipe tem se voltado à digitalização dos materiais, após investimentos em equipamentos próprios para a finalidade, conseguidos via recursos de projetos de prestação de serviços do órgão.

A primeira grande exibição pública após a redescoberta ocorreu no Encontro da Reitoria com os Professores, no dia 17 de julho.

Primeira turma de Medicina

Outro vídeo do acervo da Michelin resgatado pelo IMHC, este datado de 1970 e com narração original, mostra aulas da primeira turma do curso de Medicina (que foi instalado em 1968 e teve a primeira formatura em 1973). As atividades retratadas ocorriam no então Campus 2, atual prédio do Bloco A do Campus-Sede (que hoje sedia a reitoria da Universidade) e compõem o filme-reportagem Jornal na Tela – Sul em Foco n.º 105, com nove minutos de duração total. O professor Tessari conta que algumas das produções nesses moldes eram apresentadas no início das sessões de cinema no período dos anos 1970.

A primeira exibição oficial do trecho digitalizado ocorreu no dia 30 de junho, em evento alusivo ao aniversário de 55 anos do curso de Medicina da UCS.

Sair da versão mobile