Hospital de Clínicas de Porto Alegre é um dos parceiros do projeto Semana da Esperança

Semana da Esperança é uma iniciativa que busca promover o bem-estar, a alegria e a humanização do cuidado aos adultos e idosos em tratamento de saúde

Projeto leva arte e cultura a pacientes de cinco hospitais no Brasil

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é um dos parceiros do projeto Semana da Esperança, que estreou no dia 31 de julho e segue até o dia 6 de outubro, levando atividades artísticas e culturais a pacientes adultos e idosos em tratamento de saúde em cinco hospitais de diferentes regiões do Brasil. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da RD – RaiaDrogasil, empresa que tem como propósito “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”.

Uma semana de alegria e entretenimento

Os pacientes que participam do projeto têm uma semana de atividades diárias com oficinas de cartas sobre histórias culturais traduzidas para o presente, de pinturas, de máscaras, de artesanato e de ecobag, músicas, peças de teatro, shows de comédia e sessão de cinema. No Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a programação começou no dia 14 de agosto e vai até o dia 18.

“A empatia, a devoção e o respeito ao próximo são os pilares desse projeto, que valoriza a vocação e a dedicação no cuidado com as pessoas e seu bem-estar. É uma ação aderente ao propósito da nossa empresa, que está cada dia mais voltada a cuidar da saúde e não somente tratar a doença”, comenta Maria Izabel Toro, gerente executiva de investimento social da RD – RaiaDrogasil.

Além das oficinas e apresentações, o projeto Semana da Esperança também doará 400 livros por hospital, sendo 80 para cada instituição. Todos os participantes das atividades do projeto serão presenteados com um livro.

A importância da humanização do cuidado

Para os profissionais de saúde que atuam nos hospitais parceiros do projeto, a iniciativa é uma forma de humanizar o cuidado aos pacientes, proporcionando conforto, acolhimento e conexão com a sociedade.

“Receber esse projeto com oficinas, ações culturais e atividades musicais nos leitos para pacientes acamados propicia a humanização do cuidado dessas pessoas durante sua internação. De modo especial aos idosos, pode trazer conforto e acolhimento e maior conexão com a sociedade da qual fazem parte”, afirma a professora Lisiane Paskulin, coordenadora do Programa Institucional de Cuidados ao Paciente Idoso.

O projeto Semana da Esperança é realizado pela Unidéias e conta com o apoio do Hospital Aristides Maltez (Salvador), Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Santa Casa de Campo Grande, Hospital Público Estadual Galileu (Belém) e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Sobre a RD – RaiaDrogasil

A RD – Gente, Saúde e Bem-Estar foi formada em 2011, por meio da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, o grupo tem acelerado, desde 2020, sua estratégia de saúde, com aquisições de startups e o lançamento da Vitat, ecossistema de saúde integral que promove serviços e programas focados em alimentação saudável, exercícios, sono, saúde mental e promoção da saúde. O grupo também possui as marcas próprias Needs, Vegan by Needs, Nutrigood, Bwell, Caretech, Raia, Drogasil e Natz. Há dois anos criou a RD Marketplace, voltada à venda on-line de produtos de saúde, bem-estar e beleza. Com presença em todos os Estados, a empresa conta com mais de 2.800 farmácias distribuídas pelo País e prevê a abertura de 780 farmácias até 2025. Em sua estratégia de ESG (ambiental, social e governança), a RD tem como meta ser a empresa que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil, com ações divididas em três pilares principais: Pessoas, Negócios e Planeta mais Saudáveis. A RD ainda é signatária da ONU Mulheres (e dos Sete Princípios de Empoderamento Feminino); membro fundador da Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis); membro do Movimento pela Equidade Racial (Mover); do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+; e do Women on Board. A RD também recebeu o selo Great Place to Work, além de ter sido reconhecida no Índice de Igualdade de Melhores Empresas para pessoas LGBTI+ trabalharem.

Sair da versão mobile