Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Procon autua comerciantes em São Leopoldo: produtos vencidos e sem procedência

Fiscalização do órgão municipal encontrou irregularidades em seis estabelecimentos nos bairros Vicentina e São Miguel nesta segunda-feira (21).

O Procon de São Leopoldo realizou uma vistoria em seis estabelecimentos comerciais nos bairros Vicentina e São Miguel nesta segunda-feira (21) e constatou a disponibilização de produtos com data de validade vencida e embalados sem a informação de procedência. Entre os itens irregulares estavam pão de queijo congelado e carne bovina e suína. Os comerciantes foram autuados e deverão descartar os produtos corretamente, sob pena de multa.

Segundo a fiscal Patrícia Ferreira, os estabelecimentos ficaram como fiéis depositários dos produtos até realizarem o descarte, que pode ser o retorno para o fornecedor ou encaminhamento para empresa licenciada. “Eles devem comprovar para o Procon que fizeram o descarte adequado”, explicou.

Na mesma inspeção, um mercado foi notificado para adequar a precificação dos produtos expostos na padaria e açougue, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.

O diretor do Procon, Gilmar Valadares, destacou que o trabalho de fiscalização nas diferentes regiões do município é constante para evitar que ocorram estas irregularidades e garantir os direitos dos consumidores. Ele orientou que os cidadãos que encontrarem produtos vencidos ou sem procedência nos estabelecimentos comerciais devem denunciar ao Procon pelos canais de atendimento disponíveis.

CONTATO COM O PROCON

Os contatos para informações ou denúncias de irregularidades podem ser feitos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, pelo telefone 2200-0355; ou atendimento presencial no 1º andar da Prefeitura, localizada na avenida Dom João Becker, 754, Centro. Durante a semana, das 14h30 às 18h, e nos sábados, das 9h às 18h, o atendimento é pelo telefone/whatsapp de plantão da fiscalização: (51) 9 9564 0574.

Botão Voltar ao topo