Saúde

Sinais que indicam que você deve consultar um cirurgião vascular

Cirurgião vascular pode diagnosticar casos como varizes, aneurisma, aterosclerose, trombose, linfedema e entre outras diversas doenças de circulação

Diversas pessoas podem ser afetadas por doenças que impactam o sistema circulatório, independentemente de terem casos similares na família ou não. Todos estão suscetíveis a enfrentar algum tipo de problema nesse sentido.

Com base em dados recentes fornecidos pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – SBAVC, estima-se que 40 a cada 100 indivíduos poderão desenvolver doenças venosas ao longo de suas vidas, o que pode acarretar em complicações nos membros inferiores. Diante dessa perspectiva, torna-se essencial prestar atenção aos indícios manifestados pelo próprio corpo, que podem revelar distúrbios na circulação sanguínea.

“Devemos estar sempre atentos a inchaços persistentes nos membros inferiores, dores nas pernas ao caminhar ou em repouso, alteração na temperatura corporal, formigamento nas pernas, alterações na cor da pele e feridas que não cicatrizam, pois são sinais que podem indicar problemas de circulação”, detalhou o Dr. Márcio Steinbruch, cirurgião vascular e membro da SBACV.

No acompanhamento, o cirurgião vascular pode diagnosticar casos como varizes, aneurisma, aterosclerose, trombose, linfedema e entre outras diversas doenças de circulação, buscando a origem e tratando o problema, mesmo que não seja por meio de cirurgia.

É comum as pessoas procurarem um especialista apenas nos momentos em que o corpo já está manifestando a doença. Para Steinbruch, fazer exames de rotina é essencial para evitar casos graves de doenças circulatórias. “É recomendado fazer o check-up vascular uma vez ao ano, principalmente para pacientes fumantes, diabéticos, com 40 anos ou mais, obesos, sedentários, com colesterol ou hipertensão e também quem tem histórico familiar”, alertou.

O acompanhamento regular de um especialista pode evitar que um simples caso, se torne grave e gere risco a vida do paciente, que pode ir desde um infarto até a amputação de um membro, por conta da obstrução das artérias dos membros inferiores e de outras áreas do corpo, como mãos, braços e região abdominal. Mesmo com o corpo apresentando algum destes indícios, o diagnóstico só pode ser realizado por um cirurgião vascular.

Botão Voltar ao topo