Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulTecnologia & Inovação

Canoas recebe programa gratuito de formação em tecnologia para jovens carentes

O Jovem Tech UniRitter oferece qualificação profissional na área de TI para estudantes da rede pública, com apoio de empresas do Parque Canoas de Inovação

Uma oportunidade para jovens de famílias de baixa renda se capacitarem na área de tecnologia e se inserirem no mercado de trabalho. Essa é a proposta do Jovem Tech UniRitter, um programa gratuito de formação em Tecnologia da Informação (TI) que chega a Canoas em setembro, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Parque Canoas de Inovação (PCI).

O programa vai selecionar 35 estudantes, entre 17 e 23 anos, matriculados na rede pública de ensino de Canoas, para participarem de 24 encontros até dezembro, nos laboratórios da UniRitter. As aulas serão ministradas por alunos do curso de TI da UniRitter, sob a supervisão de professores da instituição, e vão abordar temas como introdução à tecnologia, universo digital e pensamento computacional.

Além dos conhecimentos técnicos e conceituais, os jovens também vão desenvolver habilidades socioemocionais, como comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe e resolução de problemas. O objetivo é prepará-los para as demandas do mercado de trabalho na área de TI, que é uma das mais promissoras e inovadoras.

Para viabilizar o projeto, o Jovem Tech UniRitter conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (SME) e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), que são responsáveis pela seleção dos estudantes e pelo acompanhamento pedagógico. Além disso, o programa tem o patrocínio de três empresas do PCI: Novus, FKS e Exatron, que vão custear as despesas de transporte e alimentação dos jovens, além de oferecer oportunidades de estágios.

O Jovem Tech UniRitter é um projeto social que nasceu no campus Zona Sul da UniRitter, em Porto Alegre, e já formou mais de 200 jovens desde 2019. Agora, ele se expande para o campus Canoas, buscando ampliar o impacto positivo na comunidade local. “O Jovem Tech é um grande orgulho para nós. Ele reforça o compromisso da UniRitter com a responsabilidade social onde a instituição se faz presente”, afirma Rachel Ballardin, diretora do Centro Universitário.

A aula inaugural do Jovem Tech UniRitter em Canoas acontece no dia 13 de setembro, às 14h30min, no campus Canoas da UniRitter. O evento contará com a presença dos estudantes selecionados, dos representantes da Prefeitura Municipal, das empresas parceiras e da direção da UniRitter.

Botão Voltar ao topo