Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul inicia cadastramento habitacional para mil famílias

Prefeitura realizou mutirão no sábado e segue com atendimentos até novembro

Habita Caxias

O programa Habita Caxias, lançado pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Habitação (SMH), começou a receber os cadastros das famílias interessadas em conquistar uma moradia própria. No sábado (02/09), foi realizado um mutirão na sede da prefeitura, que contou com a presença do prefeito Adiló Didomenico e do secretário da Habitação, Wagner Petrini.

Publicidade

O programa prevê a construção de cerca de mil unidades habitacionais em diferentes modalidades: A Casa é Sua, Minha Casa, Minha Vida, Terrenos Urbanizados e Kit Casa. O objetivo é atender as famílias de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social, como invasões, aluguel ou moradias precárias.

Cadastro e atualização

O mutirão foi destinado tanto para as pessoas que ainda não tinham cadastro na SMH quanto para as que precisavam atualizar seus dados. Foram realizados aproximadamente 430 cadastros completos e 1,2 mil agendamentos para os próximos dias. O cadastramento seguirá até 30/11, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da SMH (rua Pinheiro Machado, 1831).

Publicidade

Para se cadastrar ou atualizar os dados, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG e CPF do titular e do cônjuge ou companheiro(a); certidão de nascimento ou casamento; comprovante de renda familiar; comprovante de residência atualizado; certidão negativa de propriedade; e declaração de não possuir outro imóvel.

Depoimentos

Entre os cidadãos que compareceram ao mutirão, havia muitos que sonham em sair de invasões, deixar o aluguel para trás ou ter um lugar melhor para morar. Alguns deles deram seus depoimentos sobre a expectativa de participar do programa habitacional.

Juliana dos Santos Piekatoski saiu orgulhosa com o seu cadastro feito. Ela mora em uma área de invasão no bairro São José e espera ter uma casa própria em breve. “Eu quero muito ter a minha casa. Não importa onde seja, desde que seja minha”, disse.

Shaiane de Góis Gularte também atualizou o seu cadastro, feito em 2018. Ela mora de aluguel no bairro Fátima com o marido e três filhas pequenas. “Sonho em ter o nosso lugar. Contanto que apareça, não importa onde for, a gente estará feliz”, afirmou.

Fátima da Silveira vive em uma situação semelhante. Ela mora sozinha em uma área de invasão no núcleo Vila Amélia e espera ter uma moradia digna. “Se eu puder me manter lá, está ótimo. Mas se for para outro lugar, também está bom”, declarou.

Sandra Helena Dal Bó veio de Porto Alegre em 2009 e desde então mora de favor na casa de uma amiga no bairro Vila Ipê. Ela atualizou os seus dados cadastrados em 2014 e disse que não tem preferência por nenhum local. “Eu só quero ter a minha casa”, resumiu.

O secretário da Habitação destacou a importância do programa para atender a demanda reprimida por moradia em Caxias do Sul. “Há muito tempo Caxias do Sul não tinha um programa habitacional. Com o Habita Caxias nós vamos atender e contemplar em torno de mil famílias”, afirmou.

O prefeito Adiló Didomenico parabenizou o empenho da SMH e disse que o programa é um grande avanço para a cidade. “É um grande programa, há muito esperado. Seguramente vai dar bons frutos para todos aqueles que buscam um lugar para constituir a sua residência, a sua morada em Caxias do Sul”, disse.

Foto por: Juliane Ribas

Agendamento

O atendimento para o cadastramento é presencial, na SMH (térreo da Prefeitura – rua Alfredo Chaves, 1.333 – Centro), por agendamento, de segunda a sexta-feira (a partir do dia 05/09), das 10h às 16h.

Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 3218-6117 e 3218-6118 ou no geral 3218-6000 solicitando a secretaria.

Quem preferir pode fazê-lo pelo link https://agendamento.caxias.rs.gov.br/.

Documentos necessários:

  • Identidade
  • CPF
  • Comprovante de Renda (03 últimos e/ou extrato de benefícios)
  • Comprovante de Residência preferencialmente em nome do inscrito
  • Carteira de Trabalho Digital e Física
  • Certidão de Casamento/Declaração de União Estável/ Certidão de
  • Nascimento (caso solteiro)
  • Certidão de Nascimento/Identidade dos filhos menores 18 anos
  • Folha resumo do Cadastro Único se tiver

Botão Voltar ao topo