GeralNotíciasRio Grande do Sul

Caxienses mostram solidariedade às vítimas das chuvas no RS

Ponto de coleta na praça Dante Alighieri recebeu grande volume de doações nesta quinta-feira (7/9). Prefeito Adiló visitou Santa Tereza, a cidade mais atingida na Serra Gaúcha.

Desfile de ajuda

Os caxienses atenderam à convocação solidária deste 7 de setembro diferente e desfilaram solidariedade. A Rua Sinimbu, que anualmente recebe as homenagens à Independência do Brasil, se transformou num palco de ajuda às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O ponto de coleta de doações que funcionou na praça Dante Alighieri durante a manhã chegou a formar engarrafamento em alguns momentos, pelo volume de veículos trazendo contribuições. Foram recebidos os mais diversos artigos: alimentos, água potável, produtos de limpeza e higiene, roupas, cobertores, colchões.

Apoio a Santa Tereza

No início da manhã, o prefeito Adiló Didomenico esteve no ponto de coleta para acompanhar o início dos trabalhos, e depois foi para o município de Santa Tereza, o mais atingido na Serra Gaúcha. Ele levou 22 caixas de água envasadas em copos do Samae. Adiló esteve com a prefeita da cidade, Gisele Caumo, que agradeceu as doações e pediu apoio de mão de obra voluntária, água para lavar as residências, auxílio financeiro e de material de construção. O prefeito estava acompanhado pelo secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, e pela Defesa Civil de Caxias.

Nesta sexta-feira (8/9) de manhã os prefeitos da região estarão reunidos em Bento Gonçalves para alinhamento de ações.

Ainda no início da tarde desta quinta, dois caminhões pipa com 30 mil litros de água potável e uma caminhonete com 2880 mil copos envasados, todos do Samae, e mais um caminhão da Secretaria do Meio Ambiente com 8 mil litros de água não potável, deixaram Caxias com destino a Santa Tereza.

A Secretaria da Saúde está em contato com os secretários de Saúde dos municípios atingidos e vai enviar amanhã de manhã fraldas e medicamentos.

Como ajudar

Graças ao grande envolvimento da comunidade e a corrente de solidariedade formada, além da falta de estrutura para armazenamento, no momento novas doações de alimentos para as cidades atingidas não são mais solicitadas. A ajuda está redirecionada para colchões, roupas, roupas íntimas, produtos de higiene e limpeza, e ração para pets. As doações podem ser entregues no 5º Batalhão de Bombeiro Militar ([Rua 20 de Setembro], 2533, Centro). Ajuda financeira para reconstrução também é bem-vinda e está centralizada na Fundação Caxias chave pix CNPJ 88.667.258/0001-97.

O trabalho de recebimento, organização e encaminhamento das doações tem contado com o envolvimento de inúmeros entes, além dos já citados anteriormente, como Fiscalização de Trânsito, FAS, Banco de Alimentos, escoteiros, Codeca e demais secretarias de governo, entre outros.

Botão Voltar ao topo