Setor de bares e restaurantes de SC defende parcelamento sem juros no cartão

A Abrasel SC se posiciona contra a possível extinção desta modalidade de pagamento, que beneficia os pequenos negócios e os consumidores

O parcelamento sem juros no cartão de crédito é uma das formas mais utilizadas pelos brasileiros para realizar compras, especialmente em tempos de crise econômica. No entanto, essa modalidade pode estar com os dias contados, caso se concretize a intenção do Banco Central de acabar com ela.

Para o setor de bares e restaurantes, que já sofre com os impactos da pandemia, essa medida seria um duro golpe. A Abrasel SC (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina) se une ao varejo nacional para defender a manutenção do parcelamento sem juros, alegando que ele é essencial para a sobrevivência dos pequenos negócios e para o poder aquisitivo dos consumidores.

Parcelamento sem juros estimula o consumo

Segundo Juliana Mota, presidente da Abrasel SC, o parcelamento sem juros é uma ferramenta que estimula o consumo e ajuda os empresários a manterem um bom fluxo de caixa. Ela afirma que a extinção dessa modalidade representaria uma quebra significativa no crédito no Brasil e uma retração no consumo.

“O grande causador da inadimplência é a emissão irresponsável de crédito. O parcelamento sem juros é muito utilizado para compras essenciais e para adequar as vendas dos estabelecimentos ao orçamento dos clientes”, diz Juliana.

Ela ressalta que o setor de bares e restaurantes é um dos que mais emprega e gera renda no país, e que precisa de apoio para se recuperar da crise. “Não podemos aceitar que uma medida prejudicial como essa seja imposta sem um amplo debate com a sociedade e com os representantes do segmento”, conclui.

Sair da versão mobile