EventosNotíciasPorto Alegre

Mercado Público de Porto Alegre recebe Exposição de Orquídeas

Evento organizado pelo Círculo Gaúcho de Orquidófilos será de 15 a 17 de setembro, com entrada franca

O Mercado Público de Porto Alegre receberá, entre os dias 15 e 17 de setembro (sexta a domingo), a tradicional Exposição de Orquídeas de Porto Alegre, contando com a participação de 30 associações de orquidófilos do Rio Grande do Sul. O evento celebra o início da Primavera e os 154 anos do Mercado Público, que recentemente passou a abrir aos domingos.

Publicidade

Ao longo de três dias, o Círculo Gaúcho de Orquidófilos montará um grande jardim no Espaço de Eventos do Mercado Público, no térreo. A exposição contará com cerca de mil orquídeas expostas, representando 200 espécies. O público terá a oportunidade de apreciar espécies raras, aprender sobre o cultivo e comprar as plantas diretamente dos produtores. A visitação, cursos e palestras têm entrada franca.

Nesta edição, a espécie homenageada será a orquídea Cattleya Intermedia, que floresce na Primavera. Ela é uma planta nativa do Rio Grande do Sul, de flores grandes (9x9cm) e com detalhes de forma e coloração bastante variada. É uma planta resistente, desenvolvendo-se bem sob várias condições de temperatura.

Publicidade

Outro destaque da exposição são as micro-orquídeas, plantas em que a flor possui até 1,5cm e o vegetal até 7cm. “Tem crescido o interesse pelo cultivo deste tipo de orquídea, em razão da facilidade do cultivo em espaços pequenos”, destaca o presidente do Círculo Gaúcho de Orquidófilos (CGO), Carlos Chiaradia. A programação conta com a palestra de Roberto Martins, orquidófilo paulista, especializado em cultivo de micro-orquídeas, e em técnicas de manejo de cultivo indoor.

Haverá também competição entre os expositores, com 56 categorias. Em avaliação estarão genética, beleza, forma e cor, entre outras qualidades. O troféu da premiação homenageia os 154 anos do Mercado Público.

Esta é a segunda exposição de um calendário de três, promovidas pelo CGO anualmente. As exposições têm o objetivo de proporcionar informações e trocas de conhecimentos aos apreciadores. “O evento também é uma oportunidade para que os apaixonados por orquídeas conheçam o CGO e saibam que existe uma entidade aberta ao público, disponível a fornecer informações sobre cultivo e espécies de forma gratuita, queremos ampliar a rede”, ressalta Chiaradia.

Importante destacar que o cultivo de orquídeas também é uma atividade econômica no município. Estima-se que apenas na área rural de Porto Alegre sejam cultivadas comercialmente mais de 400 mil orquídeas. Além disso, as orquídeas possuem grande potencial para integração ao paisagismo urbano das cidades, uma vez que são plantas perenes, em que a própria natureza se encarrega de sua subsistência.

Exposição de Orquídeas – Celebração da Primavera e abertura do Mercado Público aos domingos

Onde: Mercado Público Municipal de Porto Alegre (Largo Glênio Peres – Centro)
Quando: dias 15, 16 e 17 de setembro (de sexta-feira a domingo)
Horários: 15/09 (14h às 19h), 16/09 (8h às 19h) e 17/09 (10h às 16h)
Palestras e workshops: entrada franca, não necessita inscrição prévia
Informações: (51) 98412-8709 – Carlos Chiaradia – (51) 98146-9829 – Lurdes Piva e (51) 99972-9052 – Hélio Marodin
Atendimento à imprensa: Janaína Capeletti / (51) 99464-7878

PROGRAMAÇÃO:

Dia 15 (sexta-feira)

09h: Início das vendas nos estandes comerciais
14h – Abertura da exposição das orquídeas e da visitação à área de exposição
15h30: Workshop “Cultivo de Orquídeas”, a cargo do Orquidófilo Hélio Marodim

Dia 16 (sábado)

08h às 19h: Visitação aberta ao público e venda de orquídeas
10h30: Palestra “Jardins – conceitos, elementos e uso de orquídeas na composição jardinística”, pelo Orquidófilo Luiz Alberto Pinheiro
14h: Palestra “Pequenas e micro-orquídeas – Cultivo & Paixão”, a cargo do Orquidófilo Roberto Martins

Dia 17 (domingo)

10h às 16h: Visitação aberta ao público e venda de orquídeas
10h30: Palestra “Orquídeas Oncidium”, a cargo do Orquidófilo Cláudio Cunha
16h: Encerramento da exposição

Botão Voltar ao topo