Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Feira do Livro de Caxias do Sul recebe mais de 28 mil pessoas no primeiro final de semana

Mais de 6mil livros foram vendidos nos três primeiros dias de Festa Literária na Praça Dante Alighieri

Desde a sexta-feira (29/09), a Praça Dante Alighieri recebeu mais de 28 mil leitores e apreciadores da cultura na maior Festa Literária da Serra Gaúcha. Foram vendidos 6.667 livros no primeiro final de semana que teve mais de 30 atrações que encantaram o público.

O destaque da feira foi o bate-papo com a criminóloga e escritora, Ilana Casoy, mediado pelo jornalista Marcelo Mugnol. A escritora interagiu com o público presente mesmo com o mau tempo deste sábado (30/09). Ilana respondeu perguntas do público sobre seus livros e o processo de escrita, com acompanhamento de casos que chocaram o país, como o de Suzane von Richthofen e do casal Nardone. “Não podemos demonizar o criminoso e nem santificar a vítima. Ambos são pessoas, o criminoso é um doente e a vítima é quem teve seu direito de viver violado”, disse Ilana.

No domingo (01/10), a Praça Dante foi só risos, com o bate-papo Criador e Criatura, com chargista Carlos Henrique Iotti e o ator Jonas Piccoli, que interpreta o Radicci no teatro. A mediação ficou por conta de Aline Zilli, que interpreta a Genoveva na peça que já teve mais de 200 apresentações em mais de 10 anos de palcos.

Foto por: Rogério Pizzolatto /PMCS

O chargista alegrou a plateia com as histórias do personagem mais amado de Caxias do Sul e quiçá, do mundo, que há 40 anos retrata os gringos da Serra. “O Radicci é um pouco de todos nós. Nossos pais, tios avós, vizinhos, todo mundo é um pouco desse gringo”, comentou Iotti.

A programação da primeira semana da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul terá bate-papo com a escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária, Cíntia Moscovich

A Feira do livro aquece as turbinas nesta segunda (02), envolta na magia do 19º Passaporte da Leitura, com a escritora Elaine Pasquali Cavion, e com o escritor Pedro Guerra. Segue repleta de atrações com animação cultural, oficina de teatro, contação de histórias com a Amiga do Livro Aline Luz, visitação no Ônibus das Artes da Fundação Marcopolo, apresentações artísticas, palestra, música na feira, sessão de autógrafos, e encerra as atividades do dia com o Órbita Literária.

Na terça (03), o coração da Praça Dante Alighieri segue pulsando os encontros com a arte literária trazendo uma programação diversificada começando pelo Passaporte da Leitura, com o escritor Márcio Vassallo, e com a escritora Gláucia de Souza. As atividades seguem com animação cultural, apresentações artísticas, oficina de aldravias para crianças com Movimento Aldravianista Caxiense, e finaliza com o 30º Proler: bate-papo “A arte de olhar na cara das palavras – qual a serventia do encantamento e da fantasia na vida da gente?” com Márcio Vassallo e mediação de Délcio Agliardi, na Galeria de Arte Gerd Bornheim.

Já na quarta (04), seguimos com o Passaporte da Leitura, trazendo para a alegria dos estudantes as escritoras Simone Saueressig e Anabella López. Roger Castro comanda o palco da Feira com a animação cultural com os Vivandeiros da Alegria. Além disso, haverá oficina de cinema com os estudantes da Escola Marcopolo de Criatividade, contação de histórias, mesa redonda, música na feira, e bate-papo.

A 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, continua nesta quinta (05), com o 19º Passaporte da Leitura, trazendo a escritora Marta Lagarta e o escritor Volnei Canônica, promovendo o encontro dos escritores com os estudantes. As atividades seguem com contação de histórias, sessão de autógrafos e apresentações artísticas.

Para encerrar o dia com chave de ouro, a Feira traz para Caxias do Sul a escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária, com especialização na área de oficinas de criação literária, Cíntia Moscovich, que estará participando do bate-papo “A vida de quem escreve não é fácil, mas a gente ama”, mediado pela escritora e jornalista Alessandra Rech, às 19h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim.

Cíntia Moscovich é autora de oito livros individuais, entre os quais “Por que sou gorda, mamãe?” e “Essa coisa brilhante que é a chuva”, tem publicações nos Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, Portugal, Itália, França, Argentina e Uruguai. Mereceu os prêmios Açorianos (Secretaria Municipal da Cultura), Jabuti (Câmara Brasileira do Livro), Portugal Telecom e Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional. Foi patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. Foi diretora do Instituto Estadual do Livro (Governo do Estado do Rio Grande do Sul) e editora de livros do jornal Zero Hora, do qual é colunista.

Confira a programação da Feira do Livro pelo site

Botão Voltar ao topo