Rio Grande do SulSaúde

Parceria Inovadora para Comunidades Terapêuticas no Rio Grande do Sul

A Secretaria Estadual da Saúde e a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS firmam um acordo para melhorar o atendimento nas Comunidades Terapêuticas

Parceria para o Futuro das Comunidades Terapêuticas – Na tarde de segunda-feira (16/10), um marco importante foi estabelecido para as Comunidades Terapêuticas no Rio Grande do Sul. A Secretária da Estadual da Saúde, Arita Bergmann, e o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp, assinaram um Termo de Cooperação durante a reunião do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CONED).

Este acordo estabelece que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) será responsável pela regulação das vagas disponíveis nas comunidades terapêuticas, bem como pela disponibilização de apoio técnico de profissionais de saúde para ações conjuntas, pareceres e acompanhamento. Por outro lado, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) ficará encarregada pela gestão, recursos e monitoramento.

O secretário Mateus anunciou que em breve será divulgado um edital sobre os recursos que poderão tornar efetiva a política pública para as comunidades terapêuticas.

A secretária Arita Bergmann expressou seu entusiasmo com a parceria: “Valorizamos a integração e ações transversais na formulação de respostas pertinentes ao futuro das instituições e especialmente das comunidades terapêuticas, tendo no horizonte a manutenção do acesso das pessoas que precisam deste cuidado especial”.

As Comunidades Terapêuticas são instituições privadas sem fins lucrativos que oferecem acolhimento para pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de drogas. O tempo de acolhimento pode durar até 12 meses. Durante esse período, os residentes devem manter seu tratamento na rede de atenção psicossocial e demais serviços de saúde que se façam necessários.

Botão Voltar ao topo