Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas inicia mutirão para retirada de excesso de fios em postes

A Prefeitura de Canoas iniciou nesta quarta-feira (18) um mutirão para limpar os postes onde há fios de telefonia em desuso ou em condições inadequadas de instalação. A ação começou na avenida Rio Grande do Sul, no bairro Mathias Velho.

Publicidade

A iniciativa é resultado de um acordo firmado entre Prefeitura, RGE e empresas de telecomunicações. A Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU) elaborou um cronograma de ações de limpeza em todos os quadrantes da cidade e solicitou à concessionária de energia elétrica a convocação das empresas que possuem contrato de uso dos seus postes para que atendam ao mutirão, deixando-as cientes de que a Prefeitura irá proceder com o corte dos fios se não houver solução para o problema.

A medida tem respaldo em legislação municipal recente. A lei municipal nº 6.653, de 6 de julho de 2023, sancionada pelo prefeito Jairo Jorge, dispõe sobre a obrigatoriedade da retirada da fiação excedente sem uso dos postes pelas empresas e concessionárias que fornecem telefonia fixa, energia elétrica, televisão a cabo, banda larga ou outro serviço por meio de rede aérea.

Publicidade
Botão Voltar ao topo