Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Outubro Rosa em Canoas soma mais de 1600 atendimentos

O mutirão do Outubro Rosa em Canoas foi um grande sucesso, com centenas de mulheres buscando atendimento e mais de 1600 serviços de saúde prestados.

No último sábado (21), centenas de mulheres em Canoas aproveitaram as unidades de saúde abertas para realizar exames preventivos contra o câncer. No total, 359 mulheres realizaram o exame citopatológico (prevenção ao câncer do colo e do útero) e 218 foram encaminhadas para exames da mama.

Histórias inspiradoras

Entre as mulheres que buscaram atendimento estava Camila Vieira, uma jovem mãe de 26 anos do bairro Rio Branco. Após perceber uma alteração em seu corpo durante a amamentação, Camila buscou atendimento médico e foi informada sobre o mutirão. Ela destacou a importância do autoexame e da busca por atendimento profissional em caso de dúvidas, independentemente do mês ser o Outubro Rosa.

Avaliação positiva dos profissionais

As enfermeiras Camila Oliveira e Jéssica Souza, que trabalharam nas unidades durante o mutirão, avaliaram a procura pelos atendimentos como muito positiva. Elas ressaltaram a importância da campanha na oferta de exames para diagnóstico precoce de câncer de colo de útero e de mama. As enfermeiras também lembraram que quem não conseguiu participar do mutirão pode procurar a unidade de saúde durante a semana para realizar os exames.

Os atendimentos do Mutirão em números

Coletas citopatológicos: 359
Testes rápidos ISTs: 133
Consultas médicas: 321
Solicitação de hemoglobina glicada: 78
Solicitação de mamografia: 218
Verificação de pressão arterial: 413
PICS: 117
Atividades de sala de espera: 41

Botão Voltar ao topo