Prefeitura de Pelotas e parceiros promovem a apicultura
A Prefeitura de Pelotas, juntamente com a Emater e a Universidade Federal de Pelotas, realizam um encontro técnico para impulsionar a apicultura local
O Parque da Barragem foi o palco de um encontro técnico voltado para o desenvolvimento da apicultura em Pelotas. O evento, que contou com a participação da Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Universidade Federal de Pelotas e apicultores locais, teve como objetivo principal a orientação técnica e a troca de experiências.
Após o encontro no parque, os participantes visitaram o apiário do apicultor Udo Edemar Sell, localizado em Monte Bonito, 9º distrito, onde puderam vivenciar na prática as atividades apícolas.
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, destacou a importância do avanço da apicultura no município como uma forma de diversificar as atividades produtivas e gerar renda ao setor primário. Ele ressaltou que o mel e outros produtos derivados das colmeias têm grande aceitação no mercado.
A palestra do encontro ficou por conta do gerente regional da Emater/RS Pelotas, Ronaldo Maciel. Ele apresentou a Agrossel, uma agroindústria familiar recentemente licenciada que pertence ao apicultor Udo Sell. A Agrossel conta com o acompanhamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à SDR, que é responsável pela regulamentação das agroindústrias locais.
O encontro e as atividades práticas ocorreram na tarde de sexta-feira (20) e contaram com a presença da chefe do setor de Apoio à Agricultura Familiar da SDR, Rejane Jorge.