Festival da Agroindústria Familiar valoriza o interior de Bento Gonçalves

Festival ocorreu no último sábado (21) e contou com a participação de 19 agroindústrias

No último sábado (21), ocorreu no município o 1º Festival da Agroindústria Familiar. O evento foi realizado na Via del Vino, e contou com a participação de 19 agroindústrias. No festival houve também apresentações artísticas, venda de produtos das agroindústrias e também para consumo no local.

No evento foram vendidas, aproximadamente, 109 garrafas de vinho, 83 garrafas de suco, 118 pães, 46 pizzas, 56 foccacias, 300 pastéis, 300 risólis, 52 pacotes de biscoitos, 48 porções de massa, 40 pacotes de salgadinho, 23 compotas de chimia, 95 unidades de doces caramelados, além de 8 kg de noz pecan e outros.

O vereador Luiz Gromowski esteve representando a Câmara de Vereadores e comentou que “o nosso interior faz parte da cultura e educação do município. As agroindústrias merecem todo o nosso aplauso e admiração pelo importante trabalho que desempenham, comercializando seus produtos. É muito importante que o pequeno produtor tenha a produção da indústria familiar. Eu sempre digo que esse é um setor que trabalha muito. Vida longa a todas as nossas agroindústrias”.

O deputado Estadual Guilherme Pasin destacou que “o processo das agroindústrias de Bento é uma referência para o Estado do RS. Nós temos aqui no município uma referência plena que une Agricultura, Turismo e o Desenvolvimento Econômico. É por isso que Bento vem se destacando ao longo dos anos e hoje é um dos grandes destaques do Estado. Isso, mais do que tudo, eleva o nome da nossa cidade no mais alto patamar. Eu me sinto orgulhoso de fazer parte dessa comunidade”.

O secretário de Cultura Evandro Soares destacou que “esse festival foi incrível, contando com uma gama interessante de atrativos, desde as agroindústrias participantes, passando pelas atrações culturais, com muita música e descontração. O festival nada mais é que uma grande festa, e hoje estamos unindo a agricultura e a cultura, que são o princípio da nossa Bento Gonçalves, considerando toda a nossa diversidade. Foi um dia de grandes atrações, que animaram a todos”.

O secretário de Agricultura Volnei Christófoli comentou que “o festival é um momento novo para Bento, uma novidade. Eu penso que é bacana porque traz um pouco do interior para o centro do município. É a valorização do homem do interior, da pequena agro colonial que vem para o centro e dão oportunidade das pessoas de todo o município conhecerem os produtos e festejar juntos”.

Foto: ASCOM/PMBG

O Prefeito Diogo Siqueira também comentou acerca da importância do trabalho feito nas agroindústrias. “Eu preciso fazer um agradecimento especial a todos os nossos agricultores, e empreendedores que estão industrializando a sua produção e dando um orgulho gigantesco para Bento Gonçalves. Esse é o momento de valorização das nossas agroindústrias, e precisamos valorizar esse trabalho, que sai da agricultura, e que tem todo o cuidado de legalização na Emater, levando o nome de Bento para diversos lugares do Estado”.

Agroindústrias em festa

Uma das agroindústrias mais antigas e tradicionais do município é a Geleias Ivani. Com 40 anos de existência, esteve presente no evento. “Estar participando desse festival significa muito para nós, que durante muitos anos fizemos parte de muitas feiras, e que agora estamos produzindo vários tipos de geleias. Essa é a oportunidade de sermos vistos por muitas pessoas e quem sabe ganharmos novos clientes”, comentou a sócia-proprietária Evanir Marcolin.

A Biosabores- Produtos Orgânicos produz vinhos naturais, com fermentação espontânea, e também esteve presente no festival. A sócia-proprietária Marina Gallian comentou acerca do evento. “Participar do primeiro festival da agroindústria familiar é muito bom. Esse é o primeiro festival do segmento que participamos, o que nos alegra muito, pois temos a chance de mostrar um pouco do que fazemos para um grande público”.

Júnior Cesar, sócio-proprietário da Agroindústria Gemille, destacou que “é gratificante participar desse primeiro encontro. Estamos com biscoitos de diversos tipos, tortas, tirolesa, suíça, além de brusquetas de frango e marguerita. São alguns dos nosso produtos que fazem grande sucesso”.

O sócio-proprietário da Gallon Sucos, Edvaldo Moro Gallon, comentou que “é muto importante porque a gente faz todo um trabalho a nível nacional, e precisamos também ser conhecidos na nossa casa, cidade. Isso é muito importante”.

A sócia-proprietária da EM Produtos Coloniais, Elaine Moro, esteve presente no dia fazendo pães e pastéis na hora, além de outros produtos coloniais típicos, como pizzas, foccacias e risólis. “Estar participando é um privilégio, tanto para mim, quanto para todas as agros que estão aqui expondo seus produtos e mostrando a qualidade do que fazemos”.

A agroindústria Tomasi também esteve presente comercializando doces em compotas, amendoins caramelado e nozes. A sócia-proprietária Elisa Bucco destacou que “o evento está fantástico, com uma variedade incrível de opções, e para nós, é uma oportunidade a mais para mostramos para a comunidade o que produzimos”.

Além das opções gastronômicas, quem esteve presente na feira pode conhecer também como funciona a produção de bolsas e chapéus de palha. A proprietária da Artesanato Mãos de Palha, Jaqueline de Toni, esteve no festival produzindo e explicando sobre como funciona a produção para quem passava no local.

“Primeiramente só temos a agradecer por esse lindo evento, e acredito que além de estarmos mostrando o nosso produto e agregando valor, estamos perpetuando o que os nossos antepassados trouxeram. É uma forma de manter viva a nossa cultura, mostrar o que o nosso agricultor produz e transforma. Quem está aqui só leva bons momentos e muitas memórias afetivas”.

Durante o dia o Festival contou com as apresentações da Orquestra de Sopros de Faria Lemos, Cézar Giacomazzi, Farina Brothers Trio, Le Farfale, Samuel Pedrotti e Ricordi D’Itália.

O evento foi uma realização das Secretarias de Desenvolvimento da Agricultura e Cultura, com o apoio da EMATER, Sicredi, Círcolo Trentino, Supermercado Grepar, Sindicato Rural da Serra Gaúcha e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves.

Sair da versão mobile