NotíciasRio Grande do Sul

Codeca homenageia profissionais de merenda escolar no Dia da Merendeira

A Codeca - Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul - celebra o Dia da Merendeira, destacando a dedicação e o compromisso desses profissionais essenciais na educação.

No Dia da Merendeira, celebrado em 30 de outubro, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) presta homenagem aos 186 profissionais de merenda que atendem mais de 34 mil estudantes e cerca de 3,5 mil funcionários em 83 escolas municipais e quatro pontos administrativos da Secretaria Municipal da Educação (SMED).

Desde julho de 2022, quando a Codeca assumiu os serviços de alimentação e higiene na rede municipal de ensino, a empresa contratou 432 profissionais por meio de um processo seletivo emergencial. Em 2023, a Codeca realizou um concurso público para preencher essas vagas.

Os profissionais agora celebram sua estabilidade como funcionários concursados da Codeca. Rochele Casagrande, merendeira na EMEF Rosário de São Francisco, expressa seu alívio: “Agora é tudo pago certinho!”. Essa segurança também é sentida pela vice-diretora Eliane Soares Frigeri, que destaca a importância desses profissionais nas escolas.

Na EMEF Senador Teotônio Vilela, a diretora Paula Anselmi elogia a relação com a Codeca e destaca o merendeiro Fabiano da Costa Aguiar como um exemplo do compromisso da empresa com seus funcionários. Fabiano, que adora cozinhar e está feliz em seu trabalho, é um dos quatro merendeiros na rede escolar predominantemente feminina.

Fabiano EMEF Teotônio – Foto por: Fabiana de Lucena /PMCS

A celebração do Dia da Merendeira pela Codeca destaca o valor desses profissionais dedicados e o compromisso da empresa em fornecer um ambiente de trabalho estável e gratificante.

O prefeito Adiló Didomenico, incentivador do novo ramo de atuação da Codeca, lembra que a decisão de passar o serviço de merenda e zeladoria das escolas municipais para a Companhia teve o objetivo de acabar com o sofrimento dos trabalhadores e garantir o bom atendimento às escolas da rede. “Essa angústia vinha se arrastando, sem saber se seriam pagos, se iam receber tudo ou só uma parte, se conseguiriam honrar as contas do mês. E com a Codeca, resolvemos também uma situação que terminava por prejudicar os estudantes, professores e funcionários da rede municipal. Sabemos que para muitos deles, aquela refeição oferecida pelo município é a mais importante, quando não, a única do dia. Então, é um serviço que não pode ter falha. E logo percebemos que a melhor alternativa para terminar com o problema de uma vez por todas era passar o serviço para a Codeca, que é uma empresa nossa e nunca nos faltou. Toda população de Caxias do Sul sabe que pode contar com a Codeca quando ela é contratada para um serviço. E mais uma vez, para felicidade de todos os nossos professores, estudantes e suas famílias, foi o que aconteceu”, afirma.

Pelo lado da Companhia, a diretora-presidente Maria de Lourdes Fagherazzi avalia o novo serviço. “É importantíssimo! Além de garantir que os direitos trabalhistas sejam pagos devidamente aos trabalhadores, garantir a segurança psicológica que isso traz. Assim, o profissional pode concentrar-se no que realmente importa: fazer uma alimentação saudável e gostosa para os alunos”, destaca.

Botão Voltar ao topo