Saúde

Estilo de vida saudável: um aliado no manejo da psoríase

A psoríase é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É uma doença inflamatória crônica não contagiosa que causa manchas vermelhas e escamosas na pele. Embora não haja cura para a psoríase, um estilo de vida saudável pode ser um aliado no manejo da doença.

Adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a diminuir a progressão da psoríase e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Isso inclui uma dieta equilibrada e rica em antioxidantes, atividade física regular e controle do peso. Além disso, é importante evitar o tabagismo e reduzir o consumo de álcool, pois esses hábitos podem piorar os sintomas da psoríase.

Psoríase: Causas e Sintomas

A psoríase é uma doença crônica da pele que afeta cerca de 2% da população mundial. Ainda não se conhecem as causas específicas da psoríase, mas sabe-se que a doença é causada por um desequilíbrio do sistema imune da própria pessoa. Isso significa que a psoríase não é provocada por vírus, fungos ou bactérias e, por isso, também não é contagiosa.

Genética e Fatores Ambientais

A predisposição genética é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da psoríase. Estudos mostram que cerca de 30% dos pacientes com psoríase têm um histórico familiar da doença. No entanto, fatores ambientais, como estresse, dor, obesidade, tabagismo, diabetes, infecções, traumatismo emocional, bebidas alcoólicas e irritação da pele, também podem desencadear ou agravar a doença.

Manifestações Clínicas

As manifestações clínicas da psoríase variam de acordo com o tipo de psoríase e a gravidade da doença. Os sintomas mais comuns incluem manchas vermelhas, de aspecto ressecado, acompanhadas da descamação esbranquiçada. As lesões podem ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, unhas, genitais, pés, axilas e mãos. Além disso, a psoríase pode causar coceira intensa, queimação e dor.

Tipos de Psoríase

Existem vários tipos de psoríase, cada um com características e sintomas específicos. Os tipos mais comuns incluem psoríase em placas, psoríase do couro cabeludo, psoríase inversa, psoríase pustulosa e psoríase eritrodérmica.

Gravidade da Doença

A gravidade da psoríase varia de paciente para paciente. Alguns pacientes apresentam apenas lesões discretas, enquanto outros têm lesões extensas e comprometimento das articulações. A psoríase pode ser classificada como leve, moderada ou grave, dependendo da quantidade e distribuição das lesões, bem como do impacto na qualidade de vida do paciente.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico da psoríase é feito por um dermatologista, com base na avaliação clínica e, em alguns casos, em exames complementares, como biópsia da pele (fonte). O tratamento da psoríase visa controlar os sintomas e prevenir as complicações da doença. Os medicamentos mais comuns incluem corticosteroides tópicos, fototerapia com UVB ou ultravioleta A (PUVA), ciclosporina, ácido salicílico, psoraleno e metotrexato. A escolha do tratamento depende do tipo e gravidade da psoríase, bem como das comorbidades do paciente.

Estilo de Vida Saudável e Psoríase

A psoríase é uma doença autoimune que afeta a pele e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes. Embora não haja cura para a psoríase, um estilo de vida saudável pode ajudar no manejo da doença e melhorar a saúde geral do paciente.

Atividade Física e Perda de Peso

A atividade física regular pode ajudar a reduzir a inflamação sistêmica associada à psoríase e também pode ajudar a controlar o peso. A perda de peso pode ser particularmente importante para pacientes com artrite psoriásica, pois o excesso de peso pode colocar pressão adicional nas articulações. Recomenda-se que os pacientes com psoríase pratiquem atividade física regularmente, como caminhadas, natação ou ioga, e que consultem um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

Dieta e Nutrição

Uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a saúde geral do paciente com psoríase (fonte). Os pacientes devem procurar um nutricionista para obter recomendações específicas sobre sua dieta. Em geral, uma dieta saudável para pacientes com psoríase deve incluir muitos vegetais, frutas e alimentos com baixo teor de gordura. Alguns pacientes podem se beneficiar de uma dieta com baixo teor de carboidratos ou uma dieta mediterrânea. O jejum intermitente também pode ser uma opção para alguns pacientes, mas deve ser feito com supervisão médica.

Cuidados com a Pele

Os pacientes com psoríase devem tomar cuidados extras com a pele para evitar irritações e infecções. Os pacientes devem manter a pele hidratada e usar cremes e loções recomendados por um dermatologista. É importante evitar sabonetes e produtos de limpeza agressivos, que podem irritar a pele. Os enfermeiros podem fornecer orientações específicas sobre cuidados com a pele para pacientes com psoríase.
Um estilo de vida saudável pode ser um aliado importante no manejo da psoríase. Além dos benefícios físicos, como a redução da inflamação e o controle do peso, um estilo de vida saudável também pode melhorar a saúde mental e geral do paciente.

Botão Voltar ao topo