EducaçãoGeralRio Grande do Sul

Curso de Odontologia da PUCRS se destaca pela excelência

Graduação da Escola de Ciências da Saúde e da Vida possui 70 anos de excelência e tradição.

Gabriela Beretta, 28 anos, formou-se em Ciências Contábeis em 2018. Apesar de sua formação, ela sempre se sentiu deslocada no universo contábil. Desde criança, Gabriela sonhava em ser dentista, mas devido à falta de familiares na área, decidiu seguir os negócios da família. Após a graduação, ela finalmente decidiu perseguir seu sonho de infância. Atualmente, Gabriela está no 10º semestre do curso de Odontologia da PUCRS, que combina prática clínica, formação humanizada e impacto social. Com 70 anos de tradição e excelência, o curso de Odontologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS tem sido um farol de aprendizado e inovação na área da saúde.

“Por meio de terapia, eu fui tomando coragem de ir atrás do que eu sempre quis e, depois de muita ansiedade, em um domingo pela manhã, sentei-me com a minha família e disse ‘eu vou fazer odonto’. Meu pai ficou sem palavras no momento, pois não esperava, e minha mãe só me abraçou, porque mãe sempre sabe. Então, nessa conversa, eu comentei com eles que eu já havia estudado em uma universidade que não tinha me proporcionado o melhor aprendizado, e se eu fosse fazer odonto seria no melhor lugar: a PUCRS”, conta a estudante.

Quem também está no 10º semestre da graduação é Ivan Frichmann, de 27 anos. No entanto, sua história começa quase que em sentido oposto ao de Gabriela: ele escolheu a Odontologia por ser a mesma profissão de seu pai, mas após um ano e meio de curso, não tinha mais certeza do que queria. Seu gosto por criar e inventar acabou afastando-o da Odontologia, então trancou o curso, pretendendo mudar para Design de Produto, mas acabou se transferindo para a Engenharia Mecânica – todos esses trânsitos dentro da própria Universidade. Em 2020, enfim, decidiu por retornar ao seu antigo curso.

Ivan Frichmann, de 27 anos, escolheu o curso inspirado no pai, que é dentista – Foto: Giordano Toldo

“Após fazer um ano de intercâmbio na Austrália e de muita reflexão, decidi retornar para a Odontologia, enxergando no ramo das próteses dentárias uma maneira de saciar meu lado artístico e uma segurança por já ter uma empresa pronta para dar continuidade”, relata.

Responsável por proporcionar cuidados para um sorriso bonito e saudável, a Odontologia é uma área que vai além da funcionalidade e da saúde, tendo papel fundamental da autoestima e bem-estar das pessoas. O curso de Odontologia da PUCRS forma profissionais aptos a planejar, propor, executar e avaliar projetos e tratamentos de saúde bucal, com sensibilidade e competência para se relacionar com seus pacientes, mantendo uma postura ética, solidária e empreendedora.

Entre as possíveis áreas de atuação estão a coordenação e execução de ações educativas, preventivas e reabilitadoras em saúde bucal, gerência de serviços odontológicos, coordenação de projetos e gestão de sistemas de saúde e em consultórios e clínicas odontológicas, tanto no serviço público quanto em instituições privadas. O coordenador do curso, João Batista Blessmann Weber, enfatiza a história, singularidade e excepcionalidade da graduação da Escola de Ciências da Saúde e da Vida:

“O curso se iniciou em 1953 e, desde então, vem se destacando pelo nível de excelência, credibilidade e tradição. O ensino é baseado em evidências científicas, com forte ligação entre as disciplinas de formação básica e profissionalizante, oferecendo um currículo bem estruturado e sólido reconhecido nacional e internacionalmente nestes 70 anos de existência”, comenta.

Infraestrutura de ponta proporciona experiências práticas únicas aos alunos

Uma infraestrutura moderna e completa que garante um ensino de excelência: isso é o que os alunos vão encontrar na graduação em Odontologia da PUCRS. As instalações clínicas incluem 190 consultórios odontológicos completos, divididos em sete ambulatórios, equipados com os mais modernos equipamentos e tecnologias, além de quatro laboratórios específicos para treinamento das atividades pré-clínicas. A aprendizagem é realizada com tecnologia de ponta, como softwares, scanners intrabucais e radiologia digital. Além da infraestrutura no campus, os alunos realizam atividades nas Unidades Básicas de Saúde. Há também os serviços de Estomatologia e de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial localizados dentro do Hospital São Lucas, onde são realizados procedimentos cirúrgicos ao nível hospitalar.

Curso completou 70 anos de excelência e tradição. / Foto por: Giordano Toldo

Para o professor João, um dos fatores que coloca o curso em destaque é o completo ecossistema de ensino, pesquisa, inovação e empreendedorismo da Universidade, situado em um único campus. “Toda essa infraestrutura proporciona aos alunos vivências e oportunidades diferenciadas durante toda a jornada acadêmica”, acrescenta. Ele ainda destaca o Serviço Escola do curso de Odontologia:

“É o espaço onde os alunos em formação realizam atividades práticas, sempre supervisionadas por professores das diversas áreas da Odontologia. Os ambulatórios oferecem um ambiente propício para o aprendizado, que ocorre de forma crescente quanto ao nível de complexidade, dando ao aluno e aos pacientes a possibilidade de realizar procedimentos em todas as especialidades odontológicas”, explica o coordenador.

Os espaços favoritos de Gabriela são as clínicas, onde, segundo ela, os alunos passam a maioria do 2º e 3º ano da graduação e onde a visão deles sobre a profissão começa a mudar.

“Ali começamos a dar nossos primeiros passos com pacientes e lidar com nossas inseguranças. Meu lugar favorito é a clínica do 3º andar, com a equipe de odontopediatria, me sinto em casa. Mesmo que no começo do curso eu tenha dito que nunca faria odontopediatria, a paixão pela área me pegou”, relata a estudante.

Além disso, ela também tem uma predileção pelos ambulatórios do prédio 6, que, segundo ela, tem vida própria, sempre lotado de pacientes, alunos, professores e funcionários. “Me encanta como podemos proporcionar mudanças verdadeiras aos pacientes, com acesso a um serviço odontológico de primeiro mundo com valores mais acessíveis”, acrescenta.

Quem também adora as clínicas é Ivan, que passa a maior parte do tempo nelas, cujos materiais e equipamentos à disposição dos estudantes são um ponto forte para ele. Além disso, ele também gosta muito do Hospital São Lucas, que propicia um ambiente de aprendizado diferenciado. Ivan destaca também o diretório acadêmico, espaço de convivência dos alunos, do qual é presidente. “A formação acadêmica presencial não é somente teórico prática, envolve também o desenvolvimento social”, afirma.

Aliando-se à qualidade da estrutura física, o corpo docente, em sua maioria composto por mestres e doutores, possui ampla experiencia clínica, contribuindo efetivamente para o processo de ensino-aprendizagem. Todos os professores do curso são incentivados a participar de eventos com simpósios, palestras e congressos, além de aproximarem a graduação de pesquisas de ponta realizadas na Universidade, por meio da integração com o Programa de Pós-Graduação em Odontologia.

Formação integral e humanizada ponto forte do curso

O coordenador João Blessmann afirma: o aluno graduado pela PUCRS sai preparado para os desafios do mercado. Apesar de o mercado da Odontologia ser bastante competitivo, o egresso da Universidade possui uma formação integral, com uma carga horária prática robusta, possibilitando o desenvolvimento de habilidades que formam um profissional diferenciado para atuar em qualquer área da Odontologia. Ele deixa uma mensagem para quem vai prestar vestibular e pensa em seguir essa profissão:

“Vivenciar experiências profissionais reais, que aproximam a teoria das aulas à realidade do mercado de trabalho, é o desejo de quem ingressa em uma graduação. No curso de Odontologia da PUCRS são oferecidas diferentes atividades práticas e disciplinas que integram a prestação de serviços importantes para a comunidade, a preocupação com o impacto social, além do desenvolvimento de habilidades técnicas e humanas.”

Curso conta com um corpo docente composto, em sua maioria, por mestres e doutores – Foto por: Bruno Todeschini

Apesar de haver um curso de Odontologia a cinco minutos de distância da casa de Gabriela, que mora em Canoas, ela sempre ouvia falar que o curso de Odontologia na PUCRS era diferente e que os alunos eram muito requisitados no mercado de trabalho, então não teve dúvidas de onde queria cursar. “Nunca imaginei a estrutura que o curso tinha em questão de professores, achava surreal ter uma disciplina com três ou mais professores e um prédio todo montado para atender os pacientes, no qual eu tive privilégio de ver mudanças estruturais que só valorizaram o curso”, comenta.

Ivan escolheu inicialmente a PUCRS devido à influência do pai. Convivendo com o mercado de trabalho de perto, acreditava que a formação em Odontologia da Universidade era mais completa que as das outras instituições e criava profissionais melhores – o que, hoje, ele afirma ser verdade:

“Além das estruturas da PUCRS, tanto físicas quanto virtuais, as ferramentas de ensino disponíveis são incomparáveis às de outras universidades, as possibilidades de aprendizado dentro da PUCRS são limitadas somente pelo interesse do estudante. Temos a disposição e de fácil acesso tudo o que pudermos imaginar.”

Botão Voltar ao topo