Moda & Beleza

Especialista dá dicas sobre aminoácidos nos produtos para cabelos

Ela explica que observar os rótulos dos cosméticos no momento da compra ajuda a adquirir os produtos ideais

Deslumbrantes, sedosos e cheios de vida. Quem não deseja que seus cabelos transmitam essa sensação de beleza e confiança? As madeixas não são apenas fios que emolduram o rosto, mas uma extensão da nossa personalidade. E nesse desafio diário de manter os cabelos saudáveis, as empresas fabricantes de produtos cosméticos podem contar com as matérias-primas produzidas pela Ajinomoto do Brasil. A companhia, que é pioneira e referência no processo de produção de aminoácidos, possui um portfólio exclusivo para uso pela indústria cosmética, se destacando como a parceira ideal para os cuidados dos fios com praticidade e eficácia.

De acordo com Tatiana Gargalaka, gerente da divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil, o segredo da beleza dos cabelos está nos aminoácidos, nutrientes essenciais para o corpo. Eles constituem as proteínas que dão forma aos fios, auxiliando na resistência, massa e brilho. Além de serem aliados na manutenção e na recuperação da beleza natural. Segundo a especialista, a quantidade dessas substâncias nos fios está diretamente relacionada com a saúde e vitalidade. Ela explica que o hábito de observar os rótulos dos cosméticos no momento da compra ajuda a adquirir produtos com aminoácidos e seus derivados, visando melhores resultados no cuidado das madeixas.

Publicidade

“Fatores externos, como processos diários, e internos, como o envelhecimento, podem afetar a vitalidade, saúde e brilho dos cabelos, alterando o aspecto e aparência dos fios, incluindo mudanças na pigmentação, diâmetro, curvatura, propriedades mecânicas, composição lipídica, entre outros. Um blend de aminoácidos da Ajinomoto demonstrou resultados positivos no tratamento de cabelos envelhecidos, restaurando o diâmetro do fio, e engrossamento da fibra, trazendo benefícios para cabelos tingidos também, ajudando a recuperar o brilho, a maciez e garantindo a durabilidade da coloração por mais tempo”, explica Tatiana.

A ciência por trás dos aminoácidos

Garantir bons resultados nos cuidados com o cabelo vai além de seguir à risca um bom cronograma capilar que envolve limpeza, hidratação, umectação e reconstrução (reposição de nutrientes). É preciso escolher produtos que possuem matérias-primas voltadas para promover a saúde dos fios. A lavagem consiste no primeiro passo do cuidado e, para este processo, é importante escolher xampus que contenham agentes de limpeza suaves, especialmente os tensoativos à base de aminoácidos, que não contêm sulfatos e são eficazes na limpeza dos cabelos sem causar danos.

Publicidade

“Ingredientes derivados de aminoácidos, como Disodium Cocoyl Glutamate, limpam sem comprometer a formação de espuma e ainda contribuem para a hidratação, pois não danificam a barreira lipídica protetora dos fios”, destaca Tatiana Gargalaka.

Cor viva e efeito prolongado

A hidratação e reconstrução são processos recomendados para manter a cor e deixar os fios fortes e sedosos. A cutícula desempenha um papel fundamental, protegendo os aminoácidos no interior capilar. No entanto, as camadas mais externas sofrem desgaste constante devido a práticas diárias, como lavagem e escovação, e a processos danosos, como uso de calor para secar e modelar os fios, bem como o uso de produtos químicos.

“A dica para evitar fios ressecados e quebradiços é utilizar cremes hidratantes e máscaras matizadoras com Sodium PCA. Produtos com essa substância agem profundamente e, em casos de cabelos platinados e tingidos, propõem um efeito mais duradouro”, recomenda a especialista.

Dicas práticas

Confira algumas indicações valiosas para cuidar da beleza capilar:

Hidratação: use produtos capilares hidratantes, como condicionadores e máscaras, para manter o cabelo bem hidratado. A hidratação ajuda a prevenir a quebra.
Proteção térmica: ao usar secadores, chapinhas e modeladores de calor, aplique produtos que protejam o cabelo do calor excessivo.
Corte regular: mantenha o cabelo aparado para remover as pontas duplas e evitar quebras.
Escovação gentil: use escovas de cerdas macias e escove o cabelo com cuidado para evitar a quebra.
Xampu e condicionador adequados: escolha produtos adequados ao seu tipo de cabelo e evite aqueles com ingredientes agressivos.
Evite amarrar o cabelo com muita força: penteados apertados podem causar quebra, prefira opções mais suaves.
Massagens no couro cabeludo: estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo pode promover o crescimento saudável do cabelo.

Sobre a Divisão AminoScience

A divisão é responsável pela fabricação e comercialização de aminoácidos e seus derivados para as indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética, de nutrição especializada e funcional. Pioneiro no desenvolvimento da tecnologia de produção dos aminoácidos e seus derivados, o Grupo Ajinomoto é referência mundial neste segmento. Os aminoácidos fornecidos pela Ajinomoto do Brasil agregam inúmeros benefícios a medicamentos, suplementos nutricionais, formulações infantis, dietas hospitalares, xampus e condicionadores, entre outros itens de consumo voltados para a saúde e o bem-estar das pessoas.

Botão Voltar ao topo