EsportesPublieditorial

Olimpíadas 2024: Quais países estão classificados para o torneio feminino de futebol?

Com Brasil garantido, futebol feminino em Paris 2024 promete muitas emoções; Confira tudo sobre a modalidade e como chegam as brasileiras

O ano de 2024 promete para o mundo dos esportes, afinal, é temporada de Jogos Olímpicos. Entre as modalidades, uma das que chamam mais a atenção é o futebol feminino, e o Brasil está confirmado na disputa.

Portanto, as Olimpíadas movimentam torcidas no mundo todo e em operadores de apostas como a Betfair no Brasil. É a oportunidade de usufruir dos jogos com esportes durante o dia todo, no período de disputa em Paris 2024.

No futebol feminino serão 12 seleções na disputa pelas medalhas de ouro, prata e bronze. Até aqui, já temos garantidos: França, Brasil, Colômbia e Estados Unidos.

A distribuição das vagas

A distribuição de vagas do futebol nas Olimpíadas de 2024 ficou da seguinte forma: uma vaga para o país sede, a França. Além disso, cada confederação fará os seus torneios.

África: 2 vagas com torneio de classificação entre 18 de julho de 2023 e 9 de abril de 2024;

América do Norte, Central e Caribe: 2 vagas, campeão da CONCACAF, os Estados Unidos e repescagem que ainda será disputada;

América do Sul: 2 vagas pela Copa América Feminina 2022, do Brasil e Colômbia;

Ásia: 2 vagas com torneio de classificação entre 1º de abril de 2023 e 24 e 28 de fevereiro de 2024;

Europa: 2 vagas para os finalistas da Liga das Nações da UEFA 2023/2024;

Oceania: 1 vaga em torneio de classificação a ser definido.

Como será a disputa?

O futebol em Paris começará dois dias antes da cerimônia de abertura, no dia 24 de julho. As 12 seleções são sorteadas em três grupos e, após isso, se enfrentam em turno único, três rodadas.

As duas melhores de cada chave avançam, assim como os dois melhores terceiros. Portanto, são oito seleções classificadas para as quartas de finais, onde jogam em sistema eliminatório até a decisão.

É importante ressaltar que para as mulheres não existe limite de idade, dessa forma, as seleções podem contar com força máxima, diferente do masculino que é Sub-23. Outro ponto, esse para ambos, é o número de convocados limitados a 18 atletas e mais quatro suplentes na lista de espera, caso ocorram lesões na preparação.

Os confrontos no futebol contarão com seis sedes, sendo:

  • Paris (Parque dos Príncipes)
  • Nantes
  • Lyon
  • Saint-Etienne
  • Marselha
  • Nice
  • Bordeaux

Como chega o Brasil?

Na última edição, no Japão, o Brasil avançou de fase, mas parou nas quartas de finais. Na ocasião, nos pênaltis, caiu para os Estados Unidos. A Seleção Brasileira já chegou na final da competição duas vezes, em 2004 e 2008, mas perdeu ambas para as americanas, a pedra no sapato brasileira.

Agora, sob o comando de Arthur Elias, novo treinador, as expectativas são de ao menos buscar uma medalha de bronze, mas a tarefa não será nada fácil. Para isso, ele deve contar novamente com Marta, em seu provável último ato com a amarelinha.

Botão Voltar ao topo