Porto Alegre

26ª Parada Livre de Porto Alegre é neste domingo (10)

Evento que celebra a diversidade será na Redenção a partir das 12h

Acontece neste domingo, 10 de dezembro, a 26ª Parada Livre de Porto Alegre no Parque Farroupilha (Redenção). O evento, que ocorre no Dia Internacional dos Direitos Humano a partir das 12h, é uma oportunidade de celebrar a diversidade e a pluralidade da população LGBTQIAPN+, bem como de defender seus direitos.

Publicidade

A Parada Livre contará com apresentações de artistas locais, desfile de carros alegóricos e uma marcha que percorrerá as principais ruas da cidade. Além disso, haverá uma série de serviços e ações voltadas à saúde, educação e assistência social da população LGBTQIAPN+.

Serviços e ações na Parada Livre

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estará presente na Parada Livre com uma equipe de profissionais que oferecerá orientações sobre situações de preconceito ou violência, além de atendimentos em saúde.

Publicidade

No local, será possível realizar autotestes de HIV, receber preservativos, lubrificantes e materiais informativos sobre tuberculose e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Outros serviços e ações serão oferecidos na Rua de Direitos, um espaço montado no local que será dedicado às instituições públicas e organizações da sociedade civil das áreas da saúde, justiça e assistência social.

Na Rua de Direitos, o público poderá encontrar:

Informações sobre direitos LGBTQIAPN+;
Atendimento jurídico;
Orientação sobre saúde sexual e reprodutiva;
Acolhimento psicológico;
Serviços de assistência social;
Estandes de organizações LGBTQIAPN+.

Programação

A abertura do evento será ao meio-dia, na esplanada do Parque Farroupilha. A saída da marcha está prevista para as 16h. A Rua de Direitos estará aberta ao público das 12 às 16h.

Como chegar

O evento contará com transporte público gratuito para o público LGBTQIAPN+. Os ônibus sairão da Praça da Alfândega, no Centro Histórico, a partir das 10h.

Botão Voltar ao topo