Porto AlegreVariedades

Exposição em Porto Alegre: A natureza transformada em arte

O artista francês Louis Guillaume explora a relação entre pintura e escultura em exposição em Porto Alegre

A exposição “Synchretismo”, do artista francês Louis Guillaume, será inaugurada no dia 25 de janeiro, às 18h, na Sala Aldo Locatelli do Paço Municipal de Porto Alegre. A mostra apresenta um conjunto de obras que exploram a relação entre pintura e escultura, utilizando elementos naturais encontrados na orla do Guaíba e na cidade de Mostardas.

Guillaume, de 28 anos, vive e trabalha em La Rochelle, na França. Formado em Belas Artes pela École Européene Supérieure d’Art de Bretagne (EESAB-Rennes), o artista tem sua prática ligada à natureza e às estações. Em 2022, venceu o Prêmio Mondes Nouveaux, oferecido pelo Ministério da Cultura francês.

Para a residência artística em Porto Alegre, Guillaume passou 45 dias hospedado na casa-ateliê do pintor Iberê Camargo. Durante esse período, ele trabalhou com orientação do artista Eduardo Haesbaert, que foi impressor de Iberê.

“Graças ao trabalho no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê, ao lado de Eduardo Haesbaert, eu pude, finalmente, superar a relação de intenção e de representação com o desenho para uma abordagem mais física, na qual o corpo está envolvido – levando o trabalho inevitavelmente à abstração”, afirma o artista.

O artista francês Louis Guillaume – Foto: Divulgação

Guillaume descreve suas obras como “peles curtidas” que revelam a fragilidade e a descamação do papel, sua singularidade e vitalidade. “As folhas de papel conheceram a chuva, o sol, o fogo, como se fossem as experiências de uma vida inteira ou, talvez, de suas origens reconstituídas”, diz ele.

A exposição “Synchretismo” é uma oportunidade para conhecer o trabalho de um artista promissor que está explorando novas possibilidades de expressão artística. As obras de Guillaume são um convite à reflexão sobre a relação entre o homem e a natureza.

SERVIÇO

Exposição Synchretismo

Artista: Louis Guillaume (FR)
Organização: Gustavo Possamai (Fundação Iberê)
Quando: 25 de janeiro | 18h às 21h
Visitação: até 8 de março, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Onde: Sala Aldo Locatelli Paço Municipal (Praça Montevideo, 10 – Centro Histórico)
Entrada franca
Realização: Aliança Francesa de Porto Alegre e Fundação Iberê
Patrocínio: Timac Agro
Apoio: Casa Iberê, Consulado da França em São Paulo, Centre Intermondes de La Rochelle e Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Financiamento: Ministério da Cultura e Governo Federal

Botão Voltar ao topo