Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Feira do Produtor Rural tem tradição de três décadas em Estância Velha

Mais de 30 anos oferecendo variedade de produtos de alta qualidade

A Feira do Produtor Rural de Estância Velha é um evento que se tornou um marco na cidade. Todo sábado, os moradores locais se reúnem no centro da cidade para este evento, que foi estabelecido há mais de três décadas durante o mandato do ex-prefeito Frederico Leuck (1983-1988). A feira é conhecida por fornecer produtos de alta qualidade para a comunidade local.

A exposição tradicional acontece todos os sábados, das 7 às 11 horas, em um espaço dedicado na Prefeitura, localizado na Rua Balduino Weber, ao lado do Pavilhão de Atividades Culturais (PAC). Esta iniciativa é parte dos esforços contínuos da Prefeitura para apoiar e valorizar os agricultores e as agroindústrias familiares da cidade.

Os frequentadores da feira têm a oportunidade de comprar uma variedade de produtos, incluindo frutas e vegetais frescos, pães, embutidos, laticínios, produtos minimamente processados, mel e outros itens produzidos localmente em Estância Velha. Atualmente, seis famílias oferecem produtos de alta qualidade, livres de agrotóxicos e produzidos de forma artesanal. A Feira do Produtor Rural conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA) e da Emater.

Feira do Produtor Rural de Estância Velha RS – Foto por: Richard Silva/PMEV

Ruralfest confirmada para ocorrer neste inverno 2024

Além da Feira do Produtor Rural, a Administração Municipal lançou em 2022 a Ruralfest, uma feira totalmente voltada para o agronegócio. O objetivo da Ruralfest é promover e valorizar ainda mais os produtores rurais e as agroindústrias familiares de Estância Velha, além de incentivar o turismo rural na cidade. O prefeito Diego Francisco, idealizador do evento, destaca a importância deste setor. “Temos uma área rural pequena, mas muito produtiva e ativa. É muito gratificante valorizar esses espaços, especialmente quando conseguimos combinar economia, turismo e as delícias produzidas pela nossa gente”, diz ele.

A primeira edição da Ruralfest foi um grande sucesso, levando à realização de uma segunda edição em 2023, que contou com um espaço ampliado e incluiu exposição de animais, venda de artesanato, gastronomia e várias apresentações artísticas. A edição de 2024 já está confirmada para o mês de julho, e promete trazer muitas novidades.

Botão Voltar ao topo