EsportesPorto AlegreRio Grande do Sul

PUCRS dá dicas para a prática de atividades físicas no verão

Adriano Detoni Filho, docente dos cursos de Educação Física da PUCRS, oferece conselhos valiosos

Porto Alegre/RS — O verão, estação do ano preferida por muitos para a prática de esportes e manutenção da forma física, demanda precauções adicionais para a realização de exercícios físicos e esportivos. Adriano Detoni Filho, docente dos cursos de Educação Física da PUCRS, sugere que os momentos mais propícios para a prática são antes das 10h da manhã e depois das 17h. “Opte por vestimentas leves e de tons suaves, e não se esqueça de usar boné, óculos ou viseiras”, acrescenta.

Detoni Filho enfatiza a importância de sempre levar uma garrafa de água para se hidratar durante o exercício, além de consumir líquidos ao longo do dia para prevenir a desidratação e manter uma alimentação balanceada. Veja abaixo cinco sugestões de atividades que podem ser realizadas no verão:

Caminhada/Corrida

Excelente opção para quem deseja abandonar o sedentarismo, pois não requer equipamentos especiais, apenas vestimenta adequada e um calçado confortável. A vantagem dessa atividade é que pode ser realizada individualmente. Uma dica é levar fones de ouvido ao correr ou caminhar sozinho, pois apreciar a paisagem ao som de música torna a experiência ainda mais prazerosa.

Atividades Aquáticas

Com as altas temperaturas, nada melhor do que uma atividade física que promova o gasto energético e, ao mesmo tempo, refresque. As opções incluem natação, hidroginástica e stand-up paddle, além de surfe e mergulho para os mais aventureiros. É fundamental que essas atividades sejam supervisionadas por um profissional ou realizadas em locais com a presença de salva-vidas.

A natação é uma boa alternativa de esporte para os dias de calor – Foto por: Giordano Toldo

Ciclismo

Com a expansão das ciclovias, pedalar tornou-se uma atividade cada vez mais atraente. É uma excelente alternativa para incluir na rotina diária, substituindo o carro pela bicicleta sempre que possível.

Esportes com Bola

Futevôlei, beach tennis, voleibol, futebol, frescobol, entre outros esportes, são excelentes opções que podem ser praticadas tanto na praia quanto na cidade. O grande benefício dos esportes com bola é a integração social. Convide a família para participar, especialmente as crianças, evitando que passem muito tempo em frente a dispositivos eletrônicos durante as férias.

Aulas em Grupo

Nesta época do ano, ocorrem diversas atividades e aulas à beira-mar. Essas aulas são excelentes para melhorar o condicionamento físico, promover a integração social e proporcionar diversão. Outra atividade para convidar a família e os amigos a participarem.

Cuidados ao se Exercitar Essas atividades devem ser realizadas com moderação, e cada pessoa deve respeitar seu próprio condicionamento físico para evitar lesões ou desconforto. O Parque Esportivo da PUCRS é uma excelente opção de local para seguir as orientações do professor.

Botão Voltar ao topo