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Tecnologia é essencial no varejo, destaca Federação Varejista do RS após NRF

A entidade marcou presença no principal evento global de varejo em Nova York, de 14 a 16 deste mês de janeiro de 2024.

A Federação Varejista do RS, representada por seu presidente, Ivonei Pioner, e vice-presidente, Marcos Carbone, participou do principal evento mundial de varejo, a NRF, em Nova York, de 14 a 16 de janeiro. A personalização de produtos e atendimento, a humanização na administração de equipes e relações com o cliente, e o uso de tecnologia, especialmente a IA Generativa, foram as principais tendências apresentadas.

Um dos pontos que mais impressionou positivamente foi a discussão de temas práticos, que podem ser efetivamente implementados no varejo local. Essa abordagem indica um momento mais homogêneo, facilitando a adoção de conceitos, estratégias e tecnologias. “A realidade atual é que o varejo sem tecnologia é impensável. Isso inclui redes sociais e tecnologias para atendimento integrado físico e digital. Pode parecer complexo e caro, mas não é mais. E a inteligência artificial (IA) vai democratizar ainda mais isso”, prevê Pioner.

Outro destaque da NRF foi o espaço dedicado a soluções tecnológicas. Entre elas, a IA Generativa, que permite personalizar os produtos do e-commerce de acordo com o estilo de consumo de cada usuário. Nesse contexto, as experiências mostram que o físico e o digital se fundem. “Sem a existência e o trabalho em ambos, tudo será muito difícil”, analisa Carbone. Diante dessa realidade, o vice-presidente também ressalta que a expressão “atendimento ao cliente” precisa ser alterada para “jornada do cliente”, que muitas vezes começa no digital e pode terminar na loja física. “Não podemos gerar atrito ao cliente, tudo tem de ser fluido”, analisa. Com foco no digital, a vitrine da loja passa a estar em todo lugar. “Até um simples WhatsApp Business tem vitrine. Cuidar do ambiente para receber bem o cliente sempre será uma missão”, observa Carbone.

Pioner destaca que a fidelização do cliente foi um dos tópicos bastante discutidos durante a NRF, um assunto que precisa ser bem trabalhado diante da diversidade do público consumidor, atualmente composto por cinco gerações diferentes. “Cada um valoriza coisas diferentes. Usam canais diferentes para pesquisa e para se comunicar. Entendê-los e satisfazer suas expectativas é um grande desafio que só a ominicanalidade, incluindo o físico, pode nos ajudar. E, claro, muitos indicadores e a ajuda da IA, que está monitorando esse consumidor o tempo todo”, observa Pioner.

Esse é o mesmo desafio que os varejistas enfrentam para atrair novos clientes. Para Pioner, ninguém mais aceita ser enganado. “Precisamos entender o que tem valor para cada geração e alinhar as entregas. Como exemplo, destaco algo notável no momento atual: entregas que proporcionam muita comodidade e rapidez”, diz o presidente da Federação Varejista do RS.

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