NotíciasRio Grande do Sul

Iniciativa estadual visa fortalecer políticas culturais gaúchas

6ª Conferência Estadual de Cultura é palco para diálogos e estratégias culturais no Rio Grande do Sul

Em uma atmosfera vibrante de participação e discussão, o Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre, foi palco do início da 6ª Conferência Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (25/1). Este evento, uma iniciativa da Secretaria da Cultura (Sedac), reuniu uma gama diversificada de membros da comunidade cultural gaúcha, com um foco especial na elaboração e no aprimoramento de políticas culturais. Esta conferência serve também como uma etapa preparatória para a representação do estado na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília, de 4 a 8 de março.

A conferência foi inaugurada com uma apresentação cativante da cantora Loma Pereira, seguida de um vídeo informativo sobre as realizações da Sedac no ano de 2023. Eduardo Leite, o governador do estado, marcou presença na abertura, ressaltando a importância vital da inclusão social na formulação de políticas públicas para o setor cultural. Ele destacou iniciativas notáveis, como o projeto RS COMunidade, que visa integrar a cultura em territórios com altas taxas de criminalidade.

Beatriz Araujo, a responsável pela Sedac, expressou sua emoção com a diversidade e representatividade presentes no evento. Ela enfatizou o significado da conferência como um passo crucial para superar os desafios culturais que se apresentam e promover um desenvolvimento inclusivo e sustentável no Rio Grande do Sul. Além disso, Beatriz dedicou a conferência às vítimas das recentes catástrofes naturais no estado e exaltou os avanços na área cultural, como o aumento dos investimentos em cultura, a criação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural e a expansão significativa do Sistema Estadual de Cultura.

Márcio Tavares, representante do Ministério da Cultura (MinC), discutiu as direções estratégicas para a formulação de políticas culturais em âmbito nacional, destacando a importância da próxima Conferência Nacional para a construção de um novo Plano Nacional de Cultura. Apresentações de Ruben Oliveira do Sistema Estadual de Cultura e de outros especialistas proporcionaram um panorama mais amplo sobre a aplicação de recursos e as políticas culturais no estado.

A programação da tarde foi enriquecida pela palestra de Marta Porto, uma renomada consultora internacional em políticas de artes, cultura e desenvolvimento. Ela enfatizou a necessidade de uma gestão cultural que priorize o desenvolvimento sustentável e a democracia, ressaltando a capacidade da cultura de abordar as questões mais prementes da atualidade. Discussões adicionais focaram na análise do Plano Nacional de Cultura existente e nas experiências de Medellín, na Colômbia, com a utilização da cultura como instrumento de combate à violência urbana.

Governador Eduardo Leite destacou a importância da participação social na construção de políticas públicas para a cultura – Foto por: Maurício Tonetto/Secom

O dia foi encerrado com a apresentação das propostas federais, preparando os participantes para as discussões críticas do dia seguinte, que incluirão a seleção de propostas e delegados para a 4ª Conferência Nacional de Cultura. Este primeiro dia da conferência ilustrou claramente o compromisso do Rio Grande do Sul com o avanço e a sustentabilidade de suas práticas culturais, destacando a importância da colaboração e do diálogo na construção de um futuro culturalmente rico e diversificado.

Lista de delegados aptos para candidatura a delegados nacionais

Programação de sexta-feira (26/1)

  • 8h – Recepção nas salas de trabalho (6º andar do Prédio 40)
  • 9h – Início do trabalho dos grupos para o debate nas salas dos seis eixos temáticos
  • 12h – Intervalo para almoço
  • 14h – Apresentação das propostas federais elencadas nos seis eixos temáticos, início da votação das propostas nacionais e eleição de 42 delegados(as) para a 4ª Conferência Nacional de Cultura
  • 17h30 – Consulta das propostas estaduais elencadas nos seis eixos temáticos
  • 18h – Outras deliberações (defesa e votação de moções)
  • 19h – Foto da delegação (delegados eleitos e respectivos suplentes) e encerramento
Botão Voltar ao topo