Variedades

Psicóloga ajuda adolescentes a refletirem sobre a responsabilidade das escolhas

Especialista estimula os jovens a analisarem as próprias atitudes antes mesmo de agir

A adolescência costuma ser um período intenso e, muitas vezes, turbulento da vida. Ao mesmo tempo em que lidam com diversas inseguranças e mudanças, tanto físicas quanto sociais, os jovens também passam a desejar mais independência e liberdade.

Publicidade

Nessa fase, assim como é importante dar os primeiros passos para tomar as rédeas da própria vida, também é essencial aprender a confrontar os efeitos de cada decisão tomada. Essa é a reflexão proposta pela mestra em psicologia Rafaelle Benevides no livro-caixinha® Escolhas e consequências, publicado pela Matrix Editora.

A obra reúne 50 perguntas que abordam os principais desafios da adolescência, criando hipóteses diversas para incentivar atenção às consequências dos próprios atos. De forma dinâmica e descomplicada, as cartas encorajam a responsabilidade, empatia e habilidades de resiliência necessárias para tomar atitudes sensatas e positivas.

Publicidade

“Se você está em uma festa e uma pessoa agressiva se aproxima, como reage?”, “Você mentiria para uma autoridade para proteger um(a) amigo(a) que cometeu um ato ilícito?” e “Se perto da sua casa aparecesse uma pessoa oferecendo drogas, o que faria?” são alguns dos questionamentos presentes na caixinha.

Escolhas e consequências permite um diálogo aberto com os adolescentes e reforça a magnitude de se aprender a tomar boas decisões desde cedo. Ao discutir como enfrentar situações sociais delicadas a tomar decisões éticas, é possível semear as bases para um futuro mais seguro, consciente e promissor.

Ficha Técnica

Lançamento: Livro-caixinha Escolhas e Consequências
Autora: Rafaelle Benevides
Editora: Matrix Editora
Preço: R$ 45,00

Botão Voltar ao topo