NotíciasRio Grande do Sul

Iara Cardoso revoga o decreto para a transferência da sede da Câmara de SL

Presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo recebe forte apoio de instituições leopoldenses preocupadas com os gastos previstos na mudança.

Em um cenário onde a gestão pública eficiente e transparente se faz cada vez mais essencial, é com grande satisfação que as instituições Observatório Social do Brasil – São Leopoldo, Conselho das Igrejas e Ministérios de São Leopoldo, e Sindcontábil Vale do Rio dos Sinos, reconhecem e apoiam iniciativas que refletem estes valores. A recente decisão da Presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, Iara Cardoso, em revogar o decreto para a transferência da sede da Câmara, demonstra um compromisso louvável com a responsabilidade fiscal e o bem-estar da comunidade.

Neste contexto, as três instituições ressaltam a importância de ações que priorizam a eficiência na alocação de recursos públicos, a transparência nas decisões governamentais, e a preservação do patrimônio histórico e cultural de São Leopoldo. A escolha da Presidente Iara Cardoso vai ao encontro destes princípios, evitando gastos excessivos e promovendo uma gestão pública mais integrada e acessível.

Segue a nota pública que detalha e reforça nosso apoio a esta decisão exemplar.


Nota Pública das instituições:

  • Observatório Social do Brasil – São Leopoldo
  • Conselho das Igrejas e Ministérios de São Leopoldo
  • Sindcontábil Vale do Rio dos Sinos

As Diretorias do Observatório Social do Brasil – São Leopoldo, Conselho das Igrejas e Ministérios de São Leopoldo e Sindcontábil Vale do Rio dos Sinos, instituições comprometidas com a transparência, a ética e a eficiência na gestão pública, vem por meio desta expressar seu apoio incondicional à decisão tomada pela Presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, Sra. Iara Cardoso.

A iniciativa de revogar o decreto que previa a transferência da sede da Câmara Municipal de São Leopoldo, com um custo estimado em 2 milhões de reais, reflete uma postura responsável e alinhada aos interesses públicos.

Tal medida evita um gasto excessivo dos recursos públicos em reformas de uma propriedade privada, que, além de não serem compensadas no aluguel, não contribuiriam para o patrimônio público.

Além disso, a proposição de avaliar a antiga sede da Unisinos como nova sede para a Câmara Municipal representa uma visão estratégica e inovadora.

A localização, adjacente à prefeitura, facilita a integração e a colaboração entre os poderes Executivo e Legislativo, fortalecendo assim a governança local e a gestão pública. Esta decisão não apenas preserva um sítio histórico e cultural de grande valor para a comunidade de São Leopoldo, mas também promove uma gestão mais eficiente e acessível dos espaços públicos.

Portanto, as instituições citadas acima aplaudem a liderança e a visão da Presidente Iara Cardoso, e reafirmam seu apoio a todas as ações que promovam a transparência, a responsabilidade fiscal e a eficácia na administração pública. Esta decisão contribui significativamente para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar da nossa comunidade.

São Leopoldo, 07 de fevereiro de 2024.

Atenciosamente,

João Darzone
Presidente
Observatório Social do Brasil – São Leopoldo (RS)

Paulo Jair
Presidente
Conselho das Igrejas e Ministérios de São Leopoldo

Paulo Roque Luiz
Presidente
Sindcontábil Vale do Rio dos Sinos


Entenda melhor o caso

O decreto legislativo aprovado em 2023, sob a presidência de Marcelo Dentinho na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, autorizou a mudança da sede da Câmara para um novo local. A decisão foi motivada pela precariedade da sede anterior, localizada na Praça do Imigrante, que apresentava problemas de acessibilidade e no telhado. A nova sede proposta, situada na Rua Assembleia, Provincial, nº 102, no bairro Rio dos Sinos, ocupou o antigo prédio da Borbonite. Este local foi escolhido pelo então presidente para oferecer melhores condições e espaço adequado para as atividades legislativas.

A vereadora Iara Cardoso, com a sua eleição para presidência da Câmara em 2024, revogou o decreto que autorizava a mudança da sede da Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Essa revogação cancelou a transferência prevista e mantém, assim, a Câmara no local original, na Praça do Imigrante. Este movimento representa uma mudança significativa na direção administrativa da Câmara em relação às decisões tomadas no ano anterior.

Merecido reconhecimento

Portanto, as instituições citadas acima aplaudem a liderança e a visão da vereadora de São Leopoldo, Iara Cardoso, e reafirmam seu apoio a todas as ações que promovam a transparência, a responsabilidade fiscal e a eficácia na administração pública. Esta decisão contribui significativamente para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar da nossa comunidade.

Botão Voltar ao topo