Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

SAMU de São Leopoldo vai receber mais ambulâncias

A Câmara Municipal aprova crédito para aquisição de ambulâncias novas, fortalecendo o atendimento de urgência na cidade.

Após o recesso do carnaval, a Câmara Municipal de São Leopoldo retomou suas atividades com uma decisão significativa: a aprovação do Projeto de Lei 580/24. Este projeto, proposto pela Prefeitura, tem como objetivo principal a alocação de recursos para a compra de três novas ambulâncias. Essa medida é um passo crucial para modernizar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) local.

A urgência especial com que o projeto foi aprovado reflete sua importância. Ele contempla a inclusão de R$ 1,3 milhão no orçamento municipal. Este montante, proveniente de verbas federais, foi garantido após a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) de São Leopoldo registrar uma proposta junto ao Ministério da Saúde em 2023.

Atualmente, o SAMU da cidade opera com uma Unidade de Suporte Avançado e duas Unidades de Suporte Básico. Contudo, o desgaste dos veículos atuais, que demandam manutenção frequente, impulsionou a Fundação Municipal de Saúde (FMS) a alugar duas ambulâncias temporariamente. Essa ação visa assegurar a continuidade do serviço de emergência sem interrupções devido a falhas nos veículos.

É necessária a renovação de frota do SAMU em São Leopoldo – Foto: Divulgação /FMSSL/Scom/PMSL

A diretora-presidente da FMS de São Leopoldo, Paula Suseli, destacou a relevância desta iniciativa. Segundo ela, a aquisição das novas ambulâncias não só equipará melhor o SAMU, como também proporcionará melhores condições de trabalho para as equipes, reforçando o compromisso da cidade com a saúde e o bem-estar de seus habitantes.

Botão Voltar ao topo