NotíciasRio Grande do Sul

Morre o empresário Silvino Geremia

São Leopoldo recebeu com pesar a notícia do falecimento do empresário Silvino Geremia ocorrido na madrugada desta quinta-feira, dia 22, uma figura proeminente no cenário empresarial e comunitário de São Leopoldo. Geremia, notável por sua inovação e liderança, atuou com destaque no município. Fundador de empresas como a Bombas Geremia e posteriormente a Higra, além de ter presidido a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL) de 1988 a 1990. Sua contribuição ao empreendedorismo e à comunidade local é inestimável, deixando um legado de dedicação e visão. Segue abaixo a nota de pesar emitida pela ACIST-SL, organização que ele serviu com distinção, refletindo sobre sua trajetória e o impacto significativo que teve na região e além. A despedida ocorrerá nesta quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024, marcando o fim de uma era de liderança empresarial e compromisso comunitário. Expressamos nossas condolências à sua família, colaboradores e parceiros neste momento de profundo luto.

Nota de Pesar da ACIST-SL

Com muito pesar, a ACIST-SL comunica o falecimento de Silvino Geremia, sócio-fundador e presidente do Conselho Administrativo da HIGRA e que presidiu a Associação na gestão de 1988 a 1990.

A despedida acontecerá nesta quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024.

O velório inicia às 8h e o Cerimonial às 17h, no Crematório e Cemitério Ecumênico Cristo Rei, em São Leopoldo/RS.

Silvino Geremia deixa um legado focado no empreendedorismo, na inovação e no amplo olhar sobre a comunidade. Era considerado mais que um empresário de sucesso, como também um amigo, um parceiro e um incentivador inesquecível.

Foi o idealizador das bombas anfíbias e submersas Higra para a captação de fluidos em águas subterrâneas, cuja tecnologia 100% brasileira é utilizada nas três Américas, Ásia, Oceania e África. São mais de oito mil equipamentos HIGRA em todo mundo que captam água, para irrigação, processo industriais e drenagem de alagamentos urbanos.

Tornou-se nacionalmente conhecido quando, em 1996, publicou um artigo na Revista Exame dizendo-se um “Fora da Lei”, em forma de protesto pela multa por pagar a escola para seus funcionários.

Na ACIST-SL, a gestão de Silvino Geremia ocorreu na época da abertura democrática, com forte atuação na defesa da livre iniciativa. Ele coordenou a abertura de um canal de comunicação com todos os partidos políticos para ouvir todas as propostas.
Com a vinda da Trensurb para a cidade, Silvino Geremia comandou na ACIST-SL a campanha para que o projeto fosse subterrâneo ou aéreo, para evitar a divisão como a que aconteceu entre Canoas, Esteio e Sapucaia.

Como o sistema de telefonia ainda era estatal, ele atuou para arrecadar recursos para comprar um terreno para a CRT e trazer uma central telefônica para o bairro Scharlau. Assim, as empresas localizadas na Zona Norte passaram a ter mais linhas de comunicação.

Sua gestão concluiu o projeto do seu antecessor para a construção de uma nova subestação de energia elétrica com recursos totais das empresas, que posteriormente foi doada à CEEE. Esta ação permitiu a conclusão do Distrito Industrial do Bairro São Borja.

À sua família, colaboradores e parceiros, nossos sentimentos.

São Leopoldo, 22 de fevereiro de 2024

ACIST-SL

Botão Voltar ao topo