Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Nova Petrópolis recebe comitiva da cidade coirmã de Emmelshausen

Visita faz parte dos festejos do Bicentenário da Imigração Alemã e do 69º aniversário de Nova Petrópolis

Na tarde de sexta-feira, 1º de março, Nova Petrópolis receberá uma delegação de 19 pessoas da sua cidade-irmã, Emmelshausen, localizada na Alemanha. Esta visita, que se estende até o dia 6 de março, é uma oportunidade para os visitantes participarem das celebrações do 69º aniversário de Nova Petrópolis, bem como do bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Durante sua estadia, a comitiva terá uma agenda repleta de eventos e visitas programadas.

Emmelshausen, situada na região de Hunsrück, no estado da Renânia-Palatinado na Alemanha, estabeleceu laços de irmandade com Nova Petrópolis em 2019. Entre os membros da delegação alemã estará o vereador de Emmelshausen, Alfred Muders, que desempenha um papel significativo no fortalecimento dessa relação fraterna. Muders já havia visitado Nova Petrópolis em maio de 2023, onde discutiu os preparativos para esta viagem de 2024 juntamente com o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Durante a estadia em Nova Petrópolis, a comitiva alemã fará diversas visitas a pontos turísticos da cidade, como o Parque Aldeia do Imigrante e o Ninho das Águias. Também ocorrerão recepções em estabelecimentos públicos, como a Prefeitura, a Escola Enio Spier e a Unidade Básica de Saúde Bárbara Maix.

No sábado, dia 2 de março, às 15h, a comitiva alemã participará da inauguração de um monumento comemorativo ao Bicentenário no Esculturas Parque Pedras do Silêncio. A obra foi concebida em parceria com o artista alemão Hermann Josef Wilhelm e representa uma homenagem à jornada dos primeiros imigrantes alemães e seu legado de contribuições para a construção do Brasil. Com mais de três metros de altura, o monumento apresenta inscrições em alemão e português, simbolizando a ideia de que “a vida nos leva por caminhos inesperados, e que devemos abraçar esses desvios em nossa jornada”.

No domingo, 3 de março, a comitiva de visitantes estará presente nos shows que celebrarão o aniversário de Nova Petrópolis, a partir das 17h, na Rua Coberta.

Na segunda-feira, 4 de março, às 15h30, acontecerá o descerramento de uma placa em homenagem a Emmelshausen junto ao Monumento à Irmandade, na Praça Theodor Amstad, em Linha Imperial. O local já conta com homenagens dedicadas às cidades coirmãs de Sunchales, na Argentina, e Jablonec nad Nisou, na República Tcheca.

Retribuição

Ainda em 2024, uma comitiva de Nova Petrópolis retribuirá Emmelshausen, visitando a cidade coirmã durante as festividades da Weinfest (Festa do Vinho), nos dias 24 e 25 de agosto. Na ocasião, será inaugurado um monumento em homenagem a Nova Petrópolis, situado sobre uma das rótulas da avenida principal da cidade.

Botão Voltar ao topo