EducaçãoSaúde

Pediatra francesa Catherine Gueguen lança livro sobre laços afetivos na infância

Especialista comenta as recentes descobertas científicas sobre o desenvolvimento cerebral das crianças

Após o sucesso do livro O Cérebro da Criança, mais uma tradução indispensável para pais, mães, educadores e cuidadores chega ao Brasil: Por uma Infância Feliz, de Catherine Gueguen. A pediatra francesa compartilha as descobertas mais recentes da neurociência e levanta uma bandeira em prol do desenvolvimento infantil saudável por meio de relações afetivas respeitosas.

Enquanto a obra de Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson, também publicada pela nVersos Editora, explora as nuances dos circuitos cerebrais, Por uma Infância Feliz vai além e destaca a importância crucial das interações afetuosas desde os primeiros anos de vida. Com uma abordagem esclarecedora, a doutora enfatiza como as interações empáticas moldam tanto a evolução emocional, quanto o avanço cognitivo das crianças, especialmente durante a primeira infância.

Por meio de exemplos clínicos, Catherine revela como um ambiente positivo durante a concepção até cerca de 6 a 7 anos de idade impacta no desenvolvimento de regiões cerebrais cruciais para habilidades emocionais e relacionais. Ela também rechaça a “violência educativa ordinária” (VEO), presente na educação familiar da maioria dos países e que tem impactos negativos duradouros comprovados pela ciência.

Estudos científicos, como o trabalho de Akemi Tomoda da Universidade Harvard, destacam que as “correções” afetam o cérebro e podem até a reduzir o volume da massa cinzenta na região pré-frontal, crucial para o desenvolvimento da vida social. A solução? Adotar a parentalidade positiva, um modelo de criação que prioriza o desenvolvimento integral da criança, respeita os direitos e necessidades, proporciona amor, segurança, orientação, reconhecimento, limites e autonomia, sem recorrer a métodos coercitivos ou punitivos.

Sobre a autora:

Catherine Gueguen é pediatra há 27 anos no Hospital Franco-Britânico, localizado em Levallois-Perret, França. É especializada em apoio parental, com formação em haptonomia (ligação por meio do contato físico) e comunicação não violenta. Ministra conferências e lidera grupos de trabalho sobre o apoio na educação de crianças pelo viés da neurociência para médicos, psicólogos, educadores e doulas. Tornou-se referência mundial na área da educação e da infância após o sucesso do livro Pour une child bonne.

Ficha técnica:

Título: Por uma Infância Feliz
Subtítulo: Uma nova educação de acordo com as descobertas recentes sobre o cérebro humano
Autora: Catherine Gueguen
Tradutora: Barbara Barbalat
Editora: nVersos Editora
ISBN: 978-65-87904-29-0
Formato: 14×21 cm
Páginas: 280
Preço: R$ 69,90

Botão Voltar ao topo