Santa Catarina

Blumenau lança Federação Internacional de Concursos Cervejeiros

Entidade foi apresentada na abertura da Semana Brasileira da Cerveja

Blumenau, em Santa Catarina, é protagonista no mundo cervejeiro. A Semana Brasileira da Cerveja iniciou na sexta-feira (1), com a entrega da Comenda da Cerveja Brasileira e o anúncio da recém-formada Federação Internacional de Concursos Cervejeiros. A semente foi plantada no ano passado, na 1ª Conferência Internacional do setor, também na cidade conhecida como a Capital Brasileira da Cerveja.

São certames de países com forte cultura cervejeira e que, juntos, têm o objetivo de tornar a bebida ainda mais conhecida mundo afora. “Nossa Federação tem organizadores do Brasil, Paraguai, Argentina, México, Colômbia e Uruguai. Em breve teremos mais adesões e novidades ao mercado”, afirma Develon da Rocha, presidente da Semana Brasileira da Cerveja, que também inclui o Concurso Brasileiro de Cervejas, cuja premiação, na próxima quarta-feira (6), reconhecerá as vencedoras escolhidas entre 4.147 amostras inscritas de todo o país.

Compõe o evento o Festival Brasileiro da Cerveja, em paralelo ao SC Gourmet, focado em gastronomia, e o Congresso Internacional da Cerveja (CONIB), todos na Vila Germânica, entre 7 e 9 de março.

Martin Boan, organizador da South Beer Cup e da Copa Argentina de Cervejas, comemorou em seu discurso a criação da entidade. “É uma união inédita, que demonstra a maturidade deste segmento que a cada dia fica mais unido e difundido”, disse durante a entrega da comenda, que reconheceu entes de destaque no mundo cervejeiro.

Foram homenageados o brasileiro Gustavo Miranda, engenheiro químico e mestre cervejeiro, o chileno Jaime Ojeda, a entidade Private Brauereien, que tutela, chancela e organiza a excelência das cervejarias familiares da Alemanha, o inglês Ronald Pattinson e o blumenauense Heinrich Hosang, em homenagem póstuma. Imigrante alemão que chegou a Blumenau em 1858, foi responsável por uma das primeiras cervejarias do Brasil. Eles foram anunciados por Douglas Merlo, coordenador técnico do Concurso.

Representando o governo federal, a deputada federal Ana Paula Lima, e Luciano Boico, coordenador de Articulações Estratégicas da Embratur, reconheceram e festejaram a importância do momento, ao lado de Emilio Schramm, presidente do Sindilojas Blumenau, e de Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae/SC.

Botão Voltar ao topo