Porto AlegreTecnologia & Inovação

PUCRS sedia 12º Fórum Mundial do Meio Ambiente nos dias 12 e 13 de março

Evento gratuito é aberto ao público e acontece na Famecos

Nos dias 12 e 13 de março, a PUCRS, em Porto Alegre, será a anfitriã do 12º Fórum Internacional do Meio Ambiente (FIMA). Este evento é uma iniciativa conjunta da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), do Ministério Público do RS, da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) e do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental da UFRGS (GPJA).

O Fórum visa proporcionar um espaço para debater temas ambientais sob uma perspectiva política e social, oferecendo uma oportunidade tanto para discussões aprofundadas quanto para aprendizado. É aberto a estudantes, jornalistas e ao público em geral, promovendo uma ampla troca de conhecimentos e experiências relacionadas ao meio ambiente.

O tema do 12º Fórum Internacional do Meio Ambiente é “Água e Energias Renováveis” e busca possibilitar reflexões sobre as formas de produção de energia e o uso da água, principalmente em temas como o hidrogênio verde e a produção de energia eólica. Também serão debatidas as implicações da implantação de fazendas de aerogeradores em lagoas e nas áreas litorâneas.

O tema escolhido envolve dois grandes desafios da sociedade atual: preservar a qualidade e a riqueza ecológica da água do planeta e equilibrar o aumento da demanda de energia com a necessidade de preservação da natureza. Dessa forma, o evento promove uma discussão aprofundada sobre o uso desses recursos, com o objetivo de buscar soluções inovadoras e socialmente justas globalmente e em nível local.

O Fórum irá contar com a presença de diversas lideranças e autoridades da temática no Brasil. A liderança indígena Junior Hekurari Yanomami será um dos palestrantes do evento e irá ministrar a palestra “Terra Yanomami: garimpo, crise humanitária e o papel do jornalismo”. Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami, Junior é ativista e denuncia a crise humanitário na terra indígena Yanomami, o garimpo ilegal e o desmatamento da Amazônia. Durante o Fórum também acontecerá a 1ª Mostra de Jornalismo Ambiental.

Agenda 2030 da ONU

Ao trazer o tema água e energias renováveis para o debate, o Fórum conecta as duas temáticas com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU) que são traduzidas pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Vida na Água (objetivo 14) e Energia Acessível e Limpa (objetivo 14).

A Agenda 2030 é um guia desenvolvido pela ONU que funciona como um plano de ação para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. Empresas, organizações, instituições de ensino são incentivadas a tomar parte nesse projeto global e a PUCRS é uma delas: a Universidade firma esse compromisso de impacto social diariamente através dos seus projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação.

12ª Fórum Mundial do Meio Ambiente

Quando: 12 e 13 de março
Onde: auditório do prédio 7 da PUCRS
Programação aqui

Botão Voltar ao topo